Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

IPCA de janeiro, bolsas gringas em alta e balanços – veja o que importa hoje

Investidores ainda acompanham o desempenho do comércio em dezembro, que será informado pelo IBGE

Foto: Shutterstock/stockwerk-fotodesign

Após caírem ontem, os índices futuros americanos e as bolsas europeias operam em alta na manhã desta quinta-feira (9) com bons resultados corporativos nos Estados Unidos, como o da Disney – os papeis da empresa operam em alta de mais de 6% no pré-mercado.

Por aqui, as atenções estão voltadas ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro, que será divulgado pelo IBGE às 9h e que será monitorado com especial atenção após os duros ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Analistas ouvidos pela Reuters acreditam em um avanço de 0,57% no mês.

Ontem o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tentou acalmar os ânimos, afirmando que não há nenhuma proposta do governo para rever a autonomia do órgão e negando pressão sobre “qualquer mandato”, em referência a Campos Neto.

De qualquer forma, Lula viaja hoje aos Estados Unidos para encontro nesta sexta (10) com o presidente americano, Joe Biden, o que pode ajudar a tirar foco do tema.

Os investidores acompanham também os dados da Pesquisa Mensal de Comércio de dezembro, que serão informados às 9h pelo IBGE. Analistas projetam queda de 0,8% em relação a novembro.

Balanço do Bradesco e dados de comércio

O mercado estará de olho também no balanço do Bradesco (BBDC4), que será divulgado após o fechamento do mercado – assim como o Santander (SANB11), a instituição financeira é considerada uma das mais expostas à varejista.

Leia também:

Outras empresas que divulgam resultados nesta quinta são BB Seguridade, antes da abertura do mercado, e Alpargatas, Multiplan e TIM Brasil, após o fechamento.

Futuros dos EUA e bolsas europeias em alta

Lá fora, os índices futuros americanos operam em alta nesta manhã, após as bolsas à vista caírem ontem com o pessimismo de que os juros dos EUA terão que ficar elevados por mais tempo.

Na noite de ontem, a Disney divulgou que teve menos perdas de assinantes do que o esperado, superando as projeções do mercado para lucros, ao mesmo tempo em que informou uma reestruturação, com corte de 7 mil vagas, para reduzir custos.

Logo mais, às 10h30, os Estados Unidos informam o número atualizado de pedidos de auxílio-desemprego, dado que pode ajudar a determinar como está o ritmo do mercado de trabalho americano. Na semana passada, o payroll surpreendeu positivamente, o que elevou a chance de o Federal Reserve só cortar os juros em 2024.

Por volta das 8h20, os índices futuros americanos subiam: o Dow Jones avançava 0,77%, o S&P 500 subia 0,94% e o Nasdaq ganhava 1,36%. No mesmo horário, o índice europeu EuroStoxx 50 operava em alta de 1,53%.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.