IPCA avança 0,33% em janeiro, acima da expectativa do mercado

Fonte: Shutterstock/rafastockbr

O IPCA subiu 0,33% em janeiro, repetindo a taxa de dezembro e ficando levemente acima da expectativa do mercado (0,32%). No acumulado de 12 meses, a inflação atingiu 4,44%, acima dos 4,26% registrados anteriormente. Em janeiro de 2025, o índice havia avançado 0,16%.

O principal impacto veio do grupo Transportes, que avançou 0,60% e contribuiu com 0,12 ponto percentual para o índice, pressionado pela alta de 2,14% nos combustíveis, especialmente a gasolina (2,06%). Reajustes nas tarifas de ônibus, metrô, trem e táxi em diversas capitais também influenciaram o resultado, enquanto transporte por aplicativo (-17,23%) e passagens aéreas (-8,90%) exerceram impacto negativo.

O grupo Comunicação registrou a maior variação do mês, com alta de 0,82%, puxada pelos aumentos nos preços de aparelhos telefônicos e serviços de TV por assinatura e combos de telecomunicações. Saúde e cuidados pessoais subiu 0,70%, com destaque para artigos de higiene pessoal e planos de saúde.

Alimentação e bebidas desacelerou para 0,23%, refletindo queda em itens como leite longa vida e ovos, apesar da forte alta do tomate e do avanço das carnes. Habitação recuou 0,11%, influenciada pela queda de 2,73% na energia elétrica residencial, após a mudança da bandeira tarifária.

Entre as regiões, Rio Branco apresentou a maior alta (0,81%), enquanto Belém registrou a menor variação (0,16%).


Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 10 de fevereiro

Nesta terça-feira (10) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 09:00 – Brasil IPCA O

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.