Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Inflação nos EUA e taxa de desemprego no Brasil – veja o que importa hoje

Investidores ainda repercutem os balanços da Vale e da Petrobras e acompanham resultados da Usiminas e Raia Drogasil

Foto: Shutterstock

Após a segunda queda consecutiva do PIB (Produto Interno Bruto) trimestral dos Estados Unidos animar os mercados ontem, os investidores acompanham nesta sexta-feira (29) a divulgação do PCE (Índice de Despesas de Consumo Pessoal) de junho, que será informado às 9h30.

A contração da atividade, que veio na contramão do esperado, indica que o Federal Reserve, o banco central americano, pode moderar os aumentos de juros nas próximas reuniões, reduzindo a chance de uma recessão mais prolongada da segunda maior economia do mundo.

Esse cenário pode ser testado pelo PCE do mês passado, para qual a expectativa é de uma alta de 0,5%, segundo analistas ouvidos pela Reuters. Se os preços continuarem surpreendendo para cima, a confiança em choques de juros mais leves pelo Fed será testada – lembrando que esse é o índice mais acompanhado pelo BC dos EUA na hora de decidir sua política monetária.

Pela manhã, foi divulgado pela Eurostat que o PIB da Zona do Euro avançou 0,7% no segundo trimestre, muito acima do esperado pelo mercado, que apostava em leve alta de 0,1%. Como resultado, as bolsas europeias estão em alta nesta manhã, com o Eurostoxx 50, principal índice europeu, avançando 1,22% por volta das 8h.

Leia mais: 
PIB dos EUA encolhe de novo, mas mercado suspira aliviado com chance de juros subirem menos

No mesmo horário, os índices americanos também subiam: o Dow Jones ganhava 0,40%, o S&P 500 estava em alta de 0,80% e o Nasdaq subia 1,21%. Na noite de ontem, a divulgação dos balanços da Amazon (AMZO34) e da Apple (AAPL34) apontou forte crescimento de vendas e fez as ações de tecnologia dispararem.

Por outro lado, as bolsas asiáticas fecharam em baixa, com a China sinalizando que não está comprometida com a meta de crescimento de 5,5% neste ano – a segunda maior economia do mundo tem uma política de “Covid zero”, que vem refreando seu crescimento.

Por que isso importa? 

Se a inflação dos EUA continuar surpreendendo para cima, o país pode ser obrigado a elevar os juros americanos com uma agressividade ainda maior, o que retira a atratividade de ativos de países emergentes como o Brasil.

Taxa de desemprego e balanços

Os investidores ainda acompanham a divulgação pelo IBGE da taxa de desemprego brasileira em junho, que será informada às 9h e que pode confirmar um mercado de trabalho aquecido no final do segundo trimestre.

Em maio, a desocupação recuou para 9,8%, o menor nível desde 2015, e a expectativa é que a taxa volte a recuar no dado do mês passado. Nesta quinta (28), o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mede o emprego formal, mostrou a criação de 277 mil vagas com carteira assinada, desempenho acima do esperado pelo mercado.

Saiba mais:
Caged: Brasil cria 277 mil vagas com carteira em junho, terceiro mês seguido de alta

O mercado brasileiro ainda repercute os dados dos balanços da Vale (VALE3), cujo lucro mostrou queda de 17,7% por causa dos preços menores do minério de ferro, e da Petrobras (PETR4), que viu seu resultado saltar 26,8% ante o mesmo período do ano anterior. 

Nesta sexta, os olhos estarão voltados para a divulgação do balanço da Usiminas (USIM5), antes da abertura dos negócios, e da Raia Drogasil (RADL3), após o fechamento.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.