CPI dos EUA registra alta de 0,3% em setembro, abaixo da expectativa do mercado

Fonte: Shutterstock/chayanuphol

O Índice de Preços ao Consumidor para Todos os Consumidores Urbanos (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,3% em setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos (BLS), abaixo da expectativa de mercado, que projetava alta de 0,4%. Em agosto, o indicador havia avançado 0,4%. No acumulado de 12 meses, o índice geral registra alta de 3,0%, antes do ajuste sazonal.
 
O principal impacto no resultado mensal veio do aumento de 4,1% nos preços da gasolina, que puxou o avanço do grupo de energia, com alta de 1,5% no período. Já os alimentos subiram 0,2%, com alta de 0,3% nos itens consumidos em casa e de 0,1% nas refeições fora de casa.
 
O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, avançou 0,2% em setembro, após elevação de 0,3% nos dois meses anteriores. Entre os itens que mais contribuíram para o aumento estão moradia, passagens aéreas, recreação, mobiliário doméstico e vestuário. Por outro lado, seguros de veículos, automóveis usados e comunicação registraram queda.
 
Em 12 meses, tanto o índice cheio quanto o núcleo acumulam alta de 3,0%, enquanto os preços de energia subiram 2,8% e os de alimentos, 3,1%.



Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.