A Eztec (EZTC3), construtora voltada ao público de média e alta renda, escolheu lançar menos no terceiro trimestre deste ano, com o objetivo de recompor suas margens e estancar a sangria do aumento dos custos de produção.
A prévia operacional do terceiro trimestre mostrou que a companhia teve R$ 426 milhões em vendas líquidas no período entre julho e setembro deste ano. Do total, R$ 361 milhões são de unidades ainda em obra, o maior volume da história da Eztec.
Segundo o CFO da companhia, Emilio Fugazza, em entrevista na TradeLive deste ano, a Eztec teve uma recuperação “absolutamente significativa, após um segundo trimestre com maior receio do público comprador e com vendas aquém do esperado”.
Essa esperança por dias melhores diz respeito não somente ao fim da alta da taxa de juros no Brasil, mas também a práticas para mitigar a pressão sobre os números. Nos últimos 12 meses, as ações da Eztec já sobem quase 10%.
Desde o início do ano, a companhia tem procurado estancar a sangria, causada principalmente pelo aumento dos custos de produção e limitações para repasse dos preços.
Assim como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o INCC (Índice Nacional do Custo de Construção) também está perdendo força, embora não deve ser esperada uma grande queda.
“Há uma indicação de que as pressões de custo que sofremos não serão as mesmas, mas também não vão ceder da mesma forma que o IPCA e o IGP-M, pois existe demanda para a atividade imobiliária”, citou Fugazza.
“Então a operação para que isso afete pouco a margem passa por revisão de projetos, já que não podemos repassar os preços na mesma proporção
Hoje, a companhia, que possui mais caixa do que tem de dívida, prefere reduzir o montante em disponibilidades apenas para remunerar os investidores recomprando suas ações. Futuramente, a companhia deve acelerar a distribuição de dividendos, que voltarão com força, de acordo com o executivo.
O CFO da Eztec, Emilio Fugazza, particiou da TradeLive desta semana e contou quais são os planos da companhia para os próximos trimestre. Confira!