De volta do feriado de Tiradentes, a sexta-feira (22) será de ajuste nos preços do mercado brasileiro às notícias de ontem. Os investidores repercutem declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sinalizando uma alta maior nos juros americanos na próxima reunião, e o indulto individual concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), em um claro desafio ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Ontem, o EWZ, índice que espelha as ações brasileiras em Nova York, fechou em forte queda de 2,63%.
Durante painel da reunião anual de primavera do FMI (Fundo Monetário Internacional), Powell afirmou que é absolutamente fundamental garantir a estabilidade de preços e que, na sua visão, é apropriado que o Fed aja em ritmo “um pouco mais rápido”.
Ele ainda frisou que, em meio às fortes pressões inflacionárias causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia, uma alta de 0,50 ponto é uma opção na próxima reunião do Fomc (comitê de política monetária do Fed), em maio.
Leia mais:
Inflação vai ceder, mas consumidor terá que se acostumar a patamar elevado de preços
Esse cenário tende a afetar o mercado brasileiro porque juros mais elevados nos EUA reduzem a atratividade de investimentos mais arriscados, como os ativos de países emergentes como o Brasil.
Crise institucional?
Por aqui, o mercado também repercute a instabilidade trazida pela decisão de Bolsonaro de indultar o deputado Daniel Silveira, condenado à prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por dez votos a um por ameaças e incitação à violência contra ministros da corte.
Em decreto extraordinário, o presidente concedeu o instituto da graça a Silveira, mecanismo que funciona como um perdão da pena, ou uma espécie de indulto individual.
A decisão foi considerada uma afronta direta ao STF, já que o presidente defendeu um parlamentar famoso por sua fidelidade a ele, o que fere os princípios de impessoalidade e separação de poderes.
Saiba mais:
Eleições de 2022 podem causar repique inflacionário, aponta André Braz, da FGV
Além disso, pode ser contestada, já que a condenação do Supremo ainda não foi transitada em julgado (ou seja, concluída após todos os recursos cabíveis).
Bolsas internacionais
As declarações de Powell tiveram forte impacto negativo sobre os mercados, cenário que se mantém na manhã desta sexta. Por volta das 8h10, o índice Euro Stoxx 50 registrava perda de 1,69%. Já os contratos futuros americanos operavam em baixa: o Dow Jones estava em queda de 0,26%, o S&P 500 registrava queda de 0,27% e o Nasdaq tinha retração de 0,25%.