Navegue:
Bolsas mundiais começam a semana apresentando quedas

Bolsas mundiais começam a semana apresentando quedas

No Brasil, investidores ainda acompanham resultados financeiros e próximos depoimentos da CPI de Covid-19.

shutterstock 751455562
Por:

Compartilhe:

Por:

As bolsas de valores da Europa e dos Estados Unidos apresentam tendência de queda nesta segunda-feira, 17. Os investidores acompanham a piora nos casos de Covid-19 na Ásia e tambémm seguem com preocupações em relação a inflação americana.

O mercado continua de olho nos sinais do Fed e aguardam a próxima quarta-feira, 19, quando será divulgada a ata da reunião de abril do banco central americano. A expectativa é de alguma pista sobre a visão dos formuladores de políticas públicas sobre a inflação.

Ainda nesta semana devem se pronunciar o vice-presidente do Fed, Richard Clarida, e o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic. Na semana passada, após a divulgação dos dados altos de inflação, quem se pronunciou foi Christopher Waller, um dos integrantes do Fed, e falou que a instituição espera que a inflação fique alta neste e no próximo ano

Enquanto isso, as bolsas de valores da Ásia já fecharam e apresentaram um dia misto. A preocupação por lá é a mesma de outros lugares: novos casos de Covid-19 e a inflação.

Os novos casos de coronavírus aumentam exponencialmente na Ásia, em Cingapura e principalmente em Taiwan, onde a vacinação está bastante atrasada. Por outro lado, os indicadores de atividade econômica da China vieram acima do esperando.

A produção industrial chinesa avançou 9,8% em abril na base anual, acima da expectativa de 9,1% e as vendas no varejo cresceram 17,7% no mesmo período. Este último dado ficou abaixo da expectativa do mercado, que esperava por uma alta de 24,9%.

Já as commodities negociadas nas bolsas de valores abriram a semana estáveis, após forte volatilidade da semana anterior. O Bitcoin teve forte queda, sendo negociado abaixo de US$ 43 mil, depois que o bilionário Elon Musk disse que pretende se desfazer de grande parte dos bitcoins recebidos pela Tesla.

Cenário interno 

No Brasil, a semana reserva mais depoimentos na CPI da Covid-19. Amanhã, terça-feira, quem depõe é o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, enquanto o depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello está marcado para quarta-feira, 19.

Pazuello poderá ficar em silêncio durante a sessão, por decisão do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que autorizou o habeas corpus solicitado pela AGU para o ex-ministro da Saúde.

Ainda na CPI, teremos também o depoimento da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, marcado para quinta-feira, 20.

Voltando para o mercado financeiro, nesta semana os investidores devem acompanhar os últimos resultados corporativos do trimestre, com a divulgação das empresas:

  • Méliuz (CASH3),
  • Hermes Pardini (PARD3),
  • Rede D’Or São Luiz (RDOR3),
  • Mosaico (MOSI3),
  • Iochpe-Maxion (MYPK3), e
  • Focus Energia (POWE3).

Compartilhe: