ArcelorMittal (ARMT34) vai investir R$ 4,3 bilhões em operação brasileira até 2024

Investimentos da siderúrgica serão feitos na Usina de Monlevade e na Mina de Serra Azul, ambas localizadas em Minas Gerais

Foto: ArcelorMittal/Divulgação

A siderúrgica ArcelorMittal (ARMT34) informou nesta quinta-feira, 11, que vai investir R$ 4,3 bilhões em sua operação brasileira até 2024. Os investimentos serão feitos em duas unidades da companhia localizadas em Minas Gerais: a Usina de Monlevade e a Mina de Serra Azul. 

Com o aporte, a usina terá sua capacidade produtiva praticamente dobrada em até três anos, ao passar do volume atual de 1,2 milhão de toneladas por ano de aço bruto para 2,2 milhões de toneladas. 

Enquanto isso, a produção da mina deverá ser quase triplicada após a injeção, ao passar de 1,6 milhão para 4,5 milhões de toneladas ao ano de minério de ferro. 

Como resultado, a produção de aço do Estado de Minas Gerais aumentará em torno de um milhão de toneladas por ano para aplicação em produtos de alto valor agregado.  

Já a produção do minério vai subir em cerca de 4,9 milhões de toneladas por ano, considerando os 2,9 milhões de toneladas de Serra Azul somados ao acréscimo de 2 milhões de toneladas da Mina do Andrade, que abastece a Usina de Monlevade.  

Criação de empregos 

A companhia ainda prevê a abertura de 1.350 novas vagas de emprego permanentes em 2024 com as projeções de aumento da produção. 

Do total de postos previstos, 650 serão para a Usina de Monlevade, 330, para a Mina do Andrade e 370, para atuação na Mina de Serra Azul. 

Além das posições permanentes, as obras de ampliação das instalações também deverão gerar empregos temporários pelas construtoras e empresas terceirizadas contratadas.  

Segundo a siderúrgica, no pico das obras, serão contratados 7,5 mil profissionais, dos quais cinco mil trabalharão Monlevade e 2,5 mil, em Serra Azul. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos da próxima semana

Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   Segunda-feira (31/03/2025)   08:25 – BrasilBoletim FocusO Banco Central do Brasil divulgará o Boletim Focus às

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.