Nesta sexta-feira, 18, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em alta de 0,06%, atingindo 130.866 pontos.
Hoje (18), o mercado reage aos dados econômicos mais recentes da China. O Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento inferior ao do trimestre anterior, mas o resultado superou as expectativas. Além disso, os números do varejo e da produção industrial vieram fortes, sinalizando recuperação econômica.
Nos Estados Unidos, os investidores estão atentos a temporada de balanços. O balanço da Netflix (NFLX34), divulgado ontem (17), foi recebido com otimismo, impulsionando as ações da empresa no pré-mercado. A companhia superou as expectativas, registrando um aumento de 40,5% no lucro do terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, o que pode trazer bom humor para o pregão.
No cenário doméstico, a questão fiscal segue no radar. A proposta de retirar os gastos das estatais do Orçamento gerou cautela no mercado, apesar das garantias do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que o arcabouço fiscal será respeitado. Além disso, o ministro da Fazenda e o presidente Lula participam, desde às 10h00, de um evento do programa Acredita, em São Paulo.
No mercado de commodities, os preços do petróleo operam em queda. Enquanto isso, os preços futuros do minério de ferro encerram a semana em baixa, pressionados pela fragilidade do setor imobiliário chinês e por uma perspectiva mais fraca para o mercado de aço.
Por volta das 10h40, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:
Altas
- Marfrig (MRFG3): +4,88%
- CSN (CSNA3): +2,40%
- Usiminas (USIM5): +1,98%
Baixas
- Vivara (VIVA3): -1,48%
- Rumo (RAIL3): -1,29%
- RaiaDrogasil (RADL3): -1,14%
EUA
Os principais índices de Nova York abriram o dia sem direção única:
- Dow Jones: -0,24%
- Nasdaq: +0,69%
- S&P 500: +0,25%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap