Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

“Prévia do PIB”: IBC-Br cai 0,55% em novembro

Na comparação com igual mês de 2021, indicador tem alta de 1,7%

Foto: Shutterstock/rafastockbr

A atividade econômica brasileira medida pelo IBC-Br (índice de atividade do Banco Central), que é uma espécie de “prévia” do PIB, apresentou recuo de 0,55% em novembro na comparação com outubro.

O dado foi divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Banco Central e está em linha com outros indicadores de atividade, que mostram uma desaceleração da economia brasileira – ontem, o IBGE mostrou o setor de serviços estável, uma perda de ritmo em relação ao pico de expansão registrado em setembro.

Leia mais:

Na comparação com novembro de 2021, o IBC-Br aponta um avanço de 1,7%. No acumulado de 2022, o indicador tem alta de 3,26%.

O que é o IBC-Br?

É um indicador que foi criado pelo Banco Central para medir a atividade econômica mensal do país, ajudando a instituição a determinar o rumo da política monetária. Tem uma metodologia diferente da usada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para apurar o PIB (Produto Interno Bruto).

O IBC-Br incorpora projeções para serviços, comércio, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.