Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Boletim Focus: à espera de nova regra fiscal, analistas mantém projeções

Especialistas ouvidos semanalmente pelo BC ainda aguardam discursos do presidente do Fed nesta semana

Foto: Shutterstock/Thapana_Studio

À espera da nova regra fiscal, que pode ser anunciada pelo ministério da Fazenda nesta semana, os analistas ouvidos semanalmente pelo Boletim Focus mantiveram quase intocadas suas projeções para inflação, juros, câmbio e PIB para este ano e os próximos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Banco Central.

A única projeção que teve leve variação foi para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) de 2023, de uma expansão de 0,84% na semana anterior para um avanço de 0,85% na pesquisa atual – as estimativas para a atividade econômica de 2024 e 2025 foram mantidas em alta de 1,50% e 1,80%, respectivamente.

A mediana das expectativas para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi mantida em 5,90% para este ano, 4,02% em 2024 e 3,80% em 2025. As projeções para a taxa básica (Selic) no final do período foram mantidas em 12,75% no final deste ano, 10% no final do ano que vem e 9% em 2025. 

Para o câmbio, os analistas continuam acreditando em um dólar em R$ 5,25 no final deste ano e em R$ 5,30 para 2024 e 2025. 

Nova regra fiscal e falas de Powell

Os investidores aguardam para esta semana o possível anúncio de uma nova regra fiscal, que substituirá o teto de gastos.

Com o objetivo de permitir que o Banco Central sinalize uma redução da Selic na reunião dos dias 21 e 22, a equipe econômica acelerou a finalização da proposta, que será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aprovação.

Segundo O Globo de sábado, a regra será anticíclica, ou seja, desenhada com o objetivo de permitir investimentos públicos em momentos de crise econômica e restringir gastos em períodos de aceleração da atividade. A ideia, de acordo com o jornal, é considerar o PIB per capita para cálculo da trajetória de despesas. 

Leia também:

Ao anunciar a reoneração parcial de combustíveis, na semana passada, o ministro afirmou que o governo “está fazendo a sua parte” para que os juros possam cair, colocando mais pressão sobre o BC

Os investidores ainda aguardam falas do presidente do Federal Reserve (banco central americano), Jerome Powell, marcadas para terça e e quarta-feira – os discursos serão feitos ao Congresso americano, e devem calibrar as projeções para os juros dos Estados Unidos. 

Os dados de criação de vagas no mercado de trabalho americano, que serão informados no final da semana, também ajudarão a determinar as expectativas, assim como o Livro Bege, relatório qualitativo sobre a economia americana que será publicado na quarta-feira às 16h.

Confira também:

 

⇨ Acompanhe as notícias de mais de 30 sites jornalísticos de graça! Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.