Investimentos caem 4,7% em março, segundo Ipea

No primeiro trimestre como um todo, houve alta de 4,6%

O volume de investimentos da economia brasileira reportou uma queda de 4,7% em março em relação a fevereiro, de acordo com o Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) divulgado nesta terça-feira, 01, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

Mesmo com o recuo, houve um crescimento de 4,6% no trimestre como um todo, resultado já ajustado pelos dados das Contas Nacionais Trimestrais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Na comparação com os mesmos períodos de 2020, houve uma expansão de 27% em março e de 17% no primeiro trimestre. 

No acumulado de doze meses, os investimentos registraram alta de 2%. 

Grafico Ipea

Foto: Ipea

Os investimentos em máquinas e equipamentos recuaram 11% em março, mas encerraram o trimestre com ucrescimento de 25,6%.  

Enquanto a produção nacional desses itens caiu 5,1% no mês, a importação diminuiu 12,8% no mesmo período.  

Apesar das retrações, as importações cresceram 82,7% no primeiro trimestre, reflexo das importações de plataformas de petróleo, que seguem parcialmente associadas às mudanças no regime aduaneiro Repetro. 

Já os investimentos em construção civil avançaram 0,1% na série dessazonalizada, interrompendo as duas quedas consecutivas vistas em janeiro e fevereiro.  

Mesmo com o resultado positivo, segmento fechou em queda de 3,1% no comparativo trimestral. 

 Foto: iStock

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.