Payroll dos EUA supera projeções com 130 mil vagas em janeiro

Fonte: Shutterstock/FOTOGRIN

A economia dos Estados Unidos abriu 130 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em janeiro, acima da expectativa de 66 mil, informou o Departamento do Trabalho. A taxa de desemprego ficou em 4,3%, abaixo da projeção de 4,4%, com 7,4 milhões de pessoas sem trabalho, patamar superior ao de um ano antes, quando a taxa era de 4,0% e o total de desempregados somava 6,9 milhões.

As contratações foram puxadas pelos setores de saúde, assistência social e construção, enquanto o governo federal e as atividades financeiras registraram cortes. O desemprego entre adolescentes recuou para 13,6%, e as taxas para homens adultos (3,8%), mulheres adultas (4,0%) e para brancos (3,7%), negros (7,2%), asiáticos (4,1%) e hispânicos (4,7%) mostraram pouca variação no mês.

O número de desempregados de longa duração permaneceu em 1,8 milhão, alta de 386 mil em relação ao ano anterior, representando 25% do total. A taxa de participação na força de trabalho ficou em 62,5%, e a relação emprego-população, em 59,8%. O contingente de trabalhadores em tempo parcial por razões econômicas caiu para 4,9 milhões, enquanto o número de pessoas fora da força de trabalho que desejam emprego recuou para 5,8 milhões.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.