Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Desemprego cai para 13,9% no 4º trimestre, informa IBGE

O resultado veio em linha com o esperado pelos analistas consultados pela Refinitiv

A taxa de desemprego recuou para 13,9% no quarto trimestre de 2020, após atingir o patamar de 14,6% no trimestre anterior. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira, 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio em linha com o esperado pelos analistas consultados pela Refinitiv, que projetavam uma taxa de 13,9% no período.

Por outro lado, segundo o IBGE, mesmo com a queda, a taxa média de desocupação para o ano de 2020 foi de 13,5%, a maior desde 2012. “Isso corresponde a cerca de 13,4 milhões de pessoas na fila por um trabalho no país”, destaca a entidade em nota.

O resultado para o ano interrompe a queda na desocupação iniciada em 2018, quando ficou em 12,3%. Em 2019, o desemprego foi de 11,9%.

“No ano passado, houve uma piora nas condições do mercado de trabalho em decorrência da pandemia de Covid-19”, disse a analista da pesquisa, Adriana Beringuy. “A necessidade de medidas de distanciamento social para o controle da propagação do vírus paralisou temporariamente algumas atividades econômicas, o que também influenciou na decisão das pessoas de procurarem trabalho”, complementa.

No intervalo de um ano, a população ocupada reduziu 7,3 milhões de pessoas, chegando ao menor número da série anual.

Para ler a Pnad Contínua na íntegra, clique aqui.

Foto: Agência Brasil

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.