Navegue:
A PEC no STF, inflação, pesquisas do IBGE e o que mais você precisa saber para investir bem nesta semana

A PEC no STF, inflação, pesquisas do IBGE e o que mais você precisa saber para investir bem nesta semana

Próximos dias também serão marcados pela continuação da safra de balanço; Banco do Brasil inaugura a semana

Bolsa de Valores pesquisa gestores
Por:

Compartilhe:

Por:

E a novela da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios continua nesta semana. Na sexta-feira a noite, após o fechamento dos mercados, a ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu uma liminar determinando a suspensão das emendas de relator, que vem sendo usadas para negociar votos favoráveis à proposta.

Ao longo desta terça, dia 9, e da quarta, dia 10, a decisão será analisada em sessão extraordinária do plenário do Supremo, o que pode atrasar a votação do segundo turno da PEC, que estava marcada para amanhã.

Apesar de a proposta alterar o teto de gastos, considerado a âncora fiscal do país, e prorrogar os pagamentos de parte relevante dos precatórios devidos no ano que vem, a avaliação do mercado é que essa alternativa é melhor do que a abertura de crédito extraordinário para prorrogação do auxílio emergencial. Se essa segunda hipótese prevalecer, como o governo já indicou algumas vezes, o teto seria oficialmente furado, sem amparo de nenhuma mudança na legislação.

Em cenário de inflação e juros em alta, investidores ainda vão olhar com atenção as novas previsões da pesquisa Focus, a primeira após a divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Econômica) do Banco Central, e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) informado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para outubro.

A partir de quinta, o IBGE também publica as pesquisas mensais de varejo e serviços em setembro, que darão uma ideia de em que pé está a atividade econômica do país.

Por fim, a semana será repleta de balanços importantes, como de Magazine Luiza, Via, Americanas, Braskem, MRV, Localiza, Banco do Brasil, Cyrela, Cogna, Bradespar e Itaúsa, entre outros.

  • Segunda-feira

Índices de inflação

Às 8h, será divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) de outubro. Em setembro, em meio à queda na cotação do minério de ferro, o índice caiu 0,55%.

No mesmo horário, investidores terão um primeiro olhar da inflação de novembro, com a divulgação do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), também da FGV, da primeira semana do mês.

Boletim Focus

Às 8h25, o Banco Central divulga seu Boletim Focus, com as perspectivas de analistas de mercado para juros, inflação, câmbio e PIB (Produto Interno Bruto).

Esta é a primeira pesquisa após a ata da reunião do Copom que elevou os juros em 1,5 ponto percentual, a 7,75% ao ano. A avaliação do mercado é que o documento foi mais duro que o comunicado divulgado pós-reunião, o que pode ter levado a revisões nas projeções.

Anfavea

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulga dados sobre produção e emplacamentos de veículos em outubro.

Discurso de Powell

Após a reunião do Fed (banco central dos EUA) que anunciou o início da redução de estímulos à economia americana, o presidente da instituição, Jerome Powell, discursa às 12h30 desta segunda.

Analistas devem acompanhar a fala com atenção, em busca de mais sinais sobre o possível início de elevação dos juros no país. Às 15h50, tem ainda discurso de Charles Evans, do Fed de Chicago.

Balanços para ficar de olho

Antes da abertura do mercado, a BB Seguridade (BBSE3) informa seus resultados do terceiro trimestre. Após o fechamento, será a vez de companhias como Banco do Brasil (BBAS3), Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3), Technos (TECN3), Direcional Engenharia (DIRR3), Lojas Marisa (AMAR3), Lojas Quero Quero (LJQQ3), São Martinho (SMTO3), Yduqs (YDUQ3), JSL (JSL3), São Carlos (SCAR3) e Petz (PETZ3).

  • Terça-feira

PEC dos Precatórios

A votação do segundo turno da PEC dos Precatórios estava marcada para acontecer nesta terça-feira na Câmara, mas será objeto de julgamento do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), após a ministra Rosa Weber conceder liminar suspendendo as emendas de relator. O mercado acompanha a tramitação do texto com atenção, já que, se a proposta não passar, o governo deve recorrer à prorrogação do auxílio emergencial, o que furaria o teto de gastos.

Inflação ao produtor nos Estados Unidos

Às 10h30, sai o PPI (O Índice de Preços ao Produtor) dos EUA de outubro. O indicador mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores de bens e serviços no país.

Discursos do Fed

Às 11h, estão marcados discursos do presidente do Fed, Jerome Powell, e do representante do Fed de St. Louis, Jim Bullard.

Inflação na China

Às 22h30, a China informa o índice de preços ao consumidor (CPI) de outubro.

Balanços para ficar de olho

Antes da abertura do mercado, o BTG Pactual (BPAC11), a Gol (GOLL4) e a CSU Cardsyst (CARD3) informam seus resultados do terceiro trimestre.

Após o fechamento, será a vez de Aura Minerals (AURA33), Vulcabras (VULC3), Aeris (AERI3), Braskem (BRKM5), Atacadão (CRFB3), Alupar (ALUP11), Taurus Armas (TASA4), Mitre Realty  (MTRE3), Raia (RADL3), Santos Brasil (STBP3) e MRV (MRVE3).

  • Quarta-feira

IPCA de outubro

Em meio a preocupações com a alta persistente nos preços e elevação dos juros, o IBGE divulga às 9h os dados do IPCA de outubro.

Mais cedo, às 5h, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) informa o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da primeira semana de novembro, e às 8h será a vez de a FGV soltar o IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) deste início de mês.

Inflação nos EUA

Uma semana após reunião do Federal Reserve (o banco central dos EUA), será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) da maior economia do mundo, às 10h30. No mesmo horário, serão divulgados ainda dados mais atualizados sobre pedidos de auxílio desemprego no país.

Balanços para ficar de olho

Antes do fechamento, saem os resultados do terceiro trimestre da JBS (JBSS3). Após o fechamento, será a vez de da BRF (BRFS3), Copel (CPLE6), Enauta (ENAT3), Via (VIIA3), TAESA (TAEE11), Tupy (TUPY3), TOTVS (TOTS3), Equatorial Energia (EQTL3), Even Construtora (EVEN3), Helbor Empreendimentos (HBOR3), Positivo Tecnologia (POSI3), 3R PETROLEUM (RRRP3), Vivara (VIVA3),  Banrisul (BRSR6), Notre Dame Intermédica (GNDI3), Guararapes (GUAR3), SIMPAR (SIMH3), Locaweb (LWSA3) e Sul America (SULA11).

  • Quinta-feira

Vendas no varejo em setembro

Às 9h, o IBGE informa as vendas no varejo apuradas pela PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) em setembro. Em agosto, a pesquisa mostrou queda de 3,1%, e a expectativa de analistas é de um novo recuo, de menor intensidade.

Balanços para ficar de olho

Antes da abertura do mercado, a Azul (AZUL4) informa seus resultados do terceiro trimestre. Após o fechamento, é a vez de Magalu (MGLU3), IRB (IRBR3), Qualicorp (QUAL3), Sabesp (SBSP3), Americanas (AMER3), Ambipar (AMBP3), Bradespar (BRAP4), CCR (CCRO3), Eztec (EZTC3), Grupo Mateus (GMAT3), Mahle-Metal Leve (LEVE3), Multilaser (MLAS3), Neogrid (NGRD3), Natura&Co (NTCO3), Rumo   (RAIL3), Grupo Soma (SOMA3), Tecnisa (TCSA3), C&A Modas (CEAB3), Lojas Americanas (LAME4), Portobello (PTBL3), CPFL Energia (CPFE3), Cyrela (CYRE3), Westwing (WEST3), B3 ((B3SA3), Hapvida (HAPV3), Light (LIGT3), Plano & Plano (PLPL3), Sanepar (SAPR4), G2D (G2DI33) e Alliar (AALR3)

 

  • Sexta-feira

Serviços em setembro

Às 9h, o IBGE informa a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), mostrando como se comportou o setor, que foi o mais afetado pela pandemia de coronavírus, em setembro. Em agosto, a pesquisa mostrou alta de 0,5%, atingindo o maior patamar desde 2015.

Emprego nos EUA

Às 12h, a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas (BLS) dos Estados Unidos divulga dados sobre a criação de empregos na maior economia do mundo em setembro.

Balanços para ficar de olho

Antes da abertura do mercado, divulgam seus resultados do terceiro trimestre a Ser Educacional (SEER3) e a Cogna (COGN3). Após o fechamento, é a vez de BR Malls (BRML3), Cosan (CSAN3), CVC (CVCB3), Enjoei (ENJU3), Schulz (SHUL4), Kora Saúde (KRSA3) e Priner (PRNR3).

 

Compartilhe: