Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Nubank (NUBR33) dá adeus à B3 nove meses após listagem

Até o fechamento de ontem, os BDRs haviam perdido 56% de seu valor desde dezembro de 2021

Foto: Shutterstock

A Nu Holdings (NUBR33), controladora do Nubank, informou que irá abandonar a listagem de seus BDRs nível III na B3. Segundo o fato relevante divulgado na noite da última quinta-feira (15), a decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da empresa.

Até então, a fintech necessitava do registro da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e seus papéis poderiam ser negociados livremente na B3. Agora, a ideia do Nubank é passar a listar os BDRs nível I.

Com isso, há a dispensa do registro na CVM. Os papéis devem ser negociados em balcão e o Nu deixa de ser uma empresa de capital aberto no país, pouco mais de nove meses após estrear na Bolsa brasileira. 

O que achamos

A descontinuidade do registro no Brasil – que não afeta em nada a listagem das ações da empresa na Nyse (Bolsa de Valores de Nova York) – foi justificada pelo Nubank com a maximização da eficiência e minimização de “redundâncias consequentes” da listagem em mais de um país.

As demandas estruturais para a dupla listagem, entretanto, já eram de conhecimento da empresa em dezembro de 2021, quando abriu capital nos Estados Unidos, levantando US$ 2,6 bilhões. 

Além disso, o Nubank não seria a única companhia a manter essa relação com os mercados de capitais brasileiro e americano. A XP, que tem resultados crescentes, também escolheu abrir capital fora do país (na Nasdaq, em 2019), e tem seus BDRs listados no Brasil.

Até o fechamento de ontem, os BDRs do Nubank haviam perdido 56% de seu valor desde que começaram a ser negociados na B3. 

Como o BDR do Nubank deve reagir

Os detentores dos BDRs do Nubank terão três opções de conversão: trocar os recibos por ações nos EUA; trocar os BDRs nível III para nível I; ou vender os papéis em Bolsa.

Do ponto de vista operacional, pouco muda para o Nubank, embora os ganhos de eficiência estejam no alvo. Para os BDRs, poderá existir um movimento de venda, acompanhando o preço das stocks, que caem no mercado futuro nesta manhã.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.