Após iniciar o dia em queda, o Ibovespa, principal indicador da B3, conseguiu encerrar em alta de 0,52% no pregão desta quarta-feira, 01, aos 119.395,60 pontos.
O bom humor veio após as falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ministro da economia, Paulo Guedes.
Em seu discurso, Campos Neto seguiu defendendo o teto de gastos, enquanto, Guedes comentou que o país está bem próximo de aprovar a reforma administrativa e fiscal.
No entanto, os investidores continuam acompanhando preocupados os problemas políticos com a briga entre os poderes.
Ontem foi divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre 2021, que apresentou queda de 0,1%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado veio abaixo das expectativas dos economistas consultados pela Refinitiv, que previam crescimento trimestral de 0,2% na economia brasileira.
Enquanto isso, na comparação anual, o PIB cresceu 12,4%, abaixo dos 12,8% que eram esperados.
Outro ponto de destaque ontem (que deverá continuar no radar) foram as questões referentes ao setor de energia, com as preocupações sobre a crise hídrica e aumento da tarifa adicional, que passará de R$ 9,49 para R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
As commodities tiveram grande destaque na última sessão, com as ações da Petrobras (PETR4) apresentando fortes quedas no início do dia, mas finalizando o pregão leve baixa de 0,59%.
Já os papéis da Vale (VALE3), que também recuavam pela manhã, conseguiram reverter e encerrar o pregão em leve alta de 0,11%.
O dia foi bastante movimentado por conta da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que decidiu manter o avanço mensal na oferta de 400 mil barris por dia.
No mercado externo, as bolsas seguiram em alta, com os índices dos Estados Unidos sendo puxados por ações de tecnologia, mesmo com dados de emprego do setor privado vindo abaixo do esperado.
A economia norte-americana criou 374 mil vagas na iniciativa privada, mostrou o Relatório de Emprego ADP, dado que acaba comprovando a sinalização do Fed com sua manutenção da política monetária estimulativa por mais tempo.
Agenda Econômica
Para esta quinta-feira, 02, a agenda reserva a divulgação do PIM – Produção industrial às 09h (horário de Brasília).
No exterior, os investidores deverão continuar acompanhando a agenda econômica, com a divulgação dos pedidos de auxílio desemprego dos Estados Unidos às 9h30 e os PMIs composto e de serviço da China no final do dia.