Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) lideram altas do Ibovespa em pregão que repercute IPCA e payroll

O IPCA e o payroll, os dados do mercado de trabalho americano, tomam as atenções do mercado nesta sexta

Foto: Shutterstock

Após abrir o último pregão da semana em alta, o principal índice da Bolsa passou a cair com a abertura negativa dos negócios em Wall Street, mas voltou a subir perto das 11h45. No vaivém do índice, Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) lideravam os ganhos do Ibovespa por volta das 13h10 e subiam 7,94% e 5,06%, respectivamente.

No mesmo horário, o índice operava em leve queda de 0,25%, aos 100.470 pontos.

O avanço das ações do setor aéreo ocorre após a Azul ter comunicado o mercado, na quinta-feira (7), que teve um aumento de 40,1% na demanda total em junho na comparação com o mesmo mês no ano passado, enquanto a oferta teve expansão de 35,8%.

A taxa de ocupação da empresa foi de 79,3% no mês passado, um avanço de 2,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período em 2021.

Além disso, o IPCA, índice oficial de inflação do Brasil divulgado mais cedo, mostrou que o item com maior aumento de preços no mês foi justamente a passagem aérea, com um aumento de 122,40% nos últimos doze meses, o que deve impulsionar a receita das companhias aéreas.

O IPCA e o payroll, os dados do mercado de trabalho americano, tomam as atenções do mercado nesta sexta. A inflação medida pelo IBGE no Brasil subiu 0,67% em junho na comparação com o mês anterior, quando teve alta de 0,47%, um pouco abaixo da expectativa do mercado.

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, vê o mercado reagindo de forma positiva à divulgação, uma vez que  o resultado veio menor que o esperado.

Cassiano Konig, sócio da GT Capital, avalia que, no segundo semestre, com as medidas de redução do ICMS, o cenário inflacionário pode arrefecer, e projeta queda de 2,5% a 3% para o índice de preços na segunda metade do ano.

“Contudo, uma subida do dólar pode contribuir de forma negativa, além das pautas relacionadas a estímulo da economia aumentando benefícios. Isso pode aquecer mais a demanda”, avalia.

Já o payroll, que é divulgado pela secretaria de estatísticas trabalhistas dos Estados Unidos (BLS), mostrou que o país criou 372 mil novas vagas de trabalho em junho, número acima do esperado pelo mercado.

A taxa de desemprego da maior economia do mundo ficou estável em 3,6%, e o salário médio por hora aumentou 0,30% na comparação com maio, em linha com as expectativas dos investidores.

Konig, da GT Capital, avalia que o número pode fazer com que o banco central americano seja mais incisivo (hawkish) nos aumentos de juros posteriores.

Cruz, da RB Investimentos, vê o Fed (Federal Reserve, o BC americano) inclinado a subir a taxa de juros em 0,75 pontos em julho com esses dados, atingindo 4% no final do ciclo de altas. A divulgação é relevante pois os juros mais altos nos EUA podem retirar a atratividade de ações ou de papéis de países emergentes, como o Brasil. 

Veja mais:

É bom, mas é ruim: Payroll forte reduz chance de recessão nos EUA, mas eleva aposta em juros altos

Além das aéreas, na ponta positiva do Ibovespa, Cielo (CIEL3) ganhava 5,90%, IRB Brasil (IRBR3) avançava 3,18%, MRV (MRVE3) subia também 3,18% e 3R Petroleum (RRRP3) valorizava 3,26%.

A petrolífera anunciou na noite de quinta-feira (7) que assinou, juntamente com a Petroreconcavo (RECV3), um memorando de entendimento para analisar oportunidades de compartilhamento de instalações e recursos relacionados aos ativos de produção de petróleo e gás natural, localizados nas Bacias Potiguar e do Recôncavo, respectivamente nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, e na Bahia.

A 3R disse que a iniciativa visa ampliar a eficiência operacional, logística e comercial, além de buscar benefícios na alocação de investimentos e soluções integradas para os campos de produção e exploração de óleo. Nesta tarde, os papéis da Petroreconcavo subiam 2,65%.

Na ponta negativa, CSN Mineração (CSNA3) perdia 2,38%, CVC (CVCB3) recuava 2,14%, Hapvida (HAPV3) caía 3,77% e Usiminas (USIM5) desvalorizava 2,37%. As mineradoras caíam em bloco após altas sucessivas nos últimos dias.

Vale (VALE3), que negocia quase 15% de todos papéis da B3, contribuía para pressionar o índice e apontava em 1,89% para baixo.

Bolsas internacionais

Fora do Brasil, o movimento dos principais índices acionários também é positivo. Em Wall Street, após a abertura em baixa, tanto o Dow Jones quanto o S&P 500 subiam 0,30%, enquanto o índice Nasdaq valorizava 0,50%. Por lá, a repercussão do payroll segue dando o rumo do mercado.

“O Federal Reserve está acompanhando de perto os dados do mercado de trabalho juntamente com os números de inflação, enquanto traça seu curso para o aperto da política monetária, um fator central na avaliação do mercado sobre a probabilidade de recessão”, avalia a XP, em relatório matinal.

Na Europa, o movimento também era positivo perto do fechamento. O índice Euro Stoxx 50 ganhava 0,50%, o FTSE 100 avançava 0,08% e o DAX 30, da Alemanha, apontava em 1,11% para cima.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.