Vendas no varejo sobem 0,6% em novembro

Getty Images

O volume de vendas do comércio varejista avançou 0,6% em novembro frente a outubro de 2019. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) apontam que esta é a sétima alta consecutiva do indicador, que acumula alta de 3,3% no período.

Em relação ao mesmo período de 2018, o comércio varejista subiu 2,9%, o que representa a oitava taxa positiva nesta base de comparação. Com isso, o varejo acumulou avanço de 1,7% de janeiro a novembro de 2019 frente igual período do ano anterior.

Já o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou queda de 0,5% em relação a outubro de 2019. Dessa forma, o indicador quebrou a sequência de oito meses de crescimento contínuo, período em que o varejo ampliado registrou alta de 5,1%.

Entretanto, frente a novembro de 2018, o comércio varejista ampliado cresceu 3,8%, oitava taxa positiva seguida. Assim, o varejo ampliado acumulou ganho de 3,8% de janeiro a novembro de 2019.

Foto: Getty Images