Reino Unido e União Europeia anunciam acordo sobre o Brexit

Francois Lenoir de Reuters

O Reino Unido e a União Europeia anunciaram um novo acordo sobre o Brexit nesta quinta-feira, 17, de acordo com o premiê britânico, Boris Johnson, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Juncker escreveu, no Twitter, que “onde existe vontade, existe um acordo”. E, por fim, declarou que “o acordo é justo e equilibrado e um testemunho do nosso empenho em encontrar soluções”.

“Temos um ótimo novo acordo. Agora o parlamento deve concluir o Brexit no sábado, para que possamos passar para outras prioridades, como o custo de vida, o [combate] ao crime violento e [a defesa do] meio ambiente”, afirmou Johnson em sua conta oficial no Twitter.

De acordo com informações do Valor Econômico, o primeiro-ministro do Reino Unido e os 27 líderes da EU terão que aprovar o acordo na cúpula europeia que ocorre hoje e amanhã, em Bruxelas – Bélgica.

A medida também tem que ser aprovada pelo Parlamento britânico, que já rejeitou três vezes um acordo anterior negociados pela ex-primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

O que é Brexit?

Comumente chamado de Brexit – abreviação de British exit, ou saída britânica, na tradução livre –, é um termo usado em referência à decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

Foto: Francois Lenoir/Reuters

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp