Petrobras reajusta preço de combustíveis

Petrobras - Foto de Reuters

A Petrobras (PETR3; PETR4) confirmou ontem à noite que vai reajustar o preço da gasolina em 3,5% e do óleo diesel em 4,2% a partir desta quinta-feira. A mudança ocorre dois dias depois da estatal afirmar em nota que não alteraria os valores imediatamente, em decorrência da interrupção de parte da produção de petróleo na Arábia Saudita.

Segundo o jornal O Globo, tudo indica que o reajuste pesou a necessidade de dar um recado a investidores de que a petrolífera define por conta própria sua política de preços. O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na segunda-feira, que a companhia não elevaria os preços.

No dia 16, o commodity oscilou em até 20% e fez com que os papéis da Petrobras saltassem mais de 8% na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As sete maiores petrolíferas do mercado global ganharam mais de US$ 25 bilhões em valor de mercado.

Enquanto isso, nos últimos dois dias, o petróleo do tipo Brent, comercializado na Europa e usado como referência, chegou a cair. Mas, ainda assim, não na mesma proporção em que disparou após o ataque a empresa Aramco.

CARF

Além do mais, a Petrobras informou também que Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) proferiu decisão favorável, por unanimidade, em processo administrativo fiscal, no valor de R$ 16,4 bilhões. De acordo com a estatal, o processo trata do momento da dedutibilidade dos gastos incorridos pela companhia com o desenvolvimento da produção de petróleo e gás.

“Cabe destacar que a atual classificação de expectativa da contingência é de perda remota e, portanto, informações sobre esse processo não são apresentadas nas demonstrações financeiras da companhia. A decisão de hoje não altera essa classificação”, finaliza.

B3

Por voltas das 11h10, os papéis preferenciais da Petrobras operavam em alta de 1,69%. Você pode acompanhá-los em tempo real no TradeMap.

Petrobras - PETR4
Petrobras, às 11h10, no TradeMap
Ainda não conhece o TradeMap?
O mercado financeiro no seu bolso! Grátis e em tempo real!

Baixe agora mesmo

Foto: Reuters

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp