EUA suspendem serviços consulares no Brasil e Austrália fecha embaixada às vésperas da eleição
A embaixada dos Estados Unidos em Brasília e os consulados americanos no Brasil suspenderam os serviços consulares a partir desta sexta-feira (2), alegando “preocupações com a segurança”. O alerta foi divulgado na quinta-feira (1), sem detalhar a ameaça e sem prazo para a retomada do atendimento. A orientação aos cidadãos americanos é não ir às representações diplomáticas e, em caso de emergência, acionar os plantões em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os funcionários da embaixada foram orientados a trabalhar de casa depois que a representação foi alvo de uma ameaça. Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a embaixada procurou a Polícia Federal antes de anunciar a suspensão, e a PF abriu uma investigação sobre o caso e comunicou o Palácio do Planalto e o Itamaraty. A emissão de vistos também foi interrompida, sem data para retomada, segundo um funcionário do consulado em São Paulo ouvido pela CNN Brasil.
Na manhã desta sexta, a Austrália anunciou o fechamento de sua embaixada em Brasília no dia de hoje, também por questões de segurança. O governo australiano recomendou aos seus cidadãos que evitem a embaixada, os consulados e as demais instalações diplomáticas dos EUA no Brasil, além das áreas próximas.
No aviso de viagem atualizado, a Austrália alerta para possíveis comícios, manifestações e reforço da segurança antes, durante e depois das eleições. O país manteve o Brasil no nível 2 de sua escala de alerta, que vai de 1 a 4 e recomenda “alto grau de cautela” devido ao risco de crimes violentos.
A Polícia Militar do Distrito Federal reforçou o policiamento nas proximidades das duas embaixadas. As medidas ocorrem às vésperas do primeiro turno, marcado para domingo (4), em um momento de tensão na relação entre Brasil e EUA, que desde julho aplicam tarifas de até 37,5% sobre parte dos produtos brasileiros.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.