Petrobras tem o melhor início de ano desde o Plano Real
Desde o Plano Real, a Petrobras não começava um ano tão forte na bolsa. A Petrobras ON (PETR3) acumulou alta de 43,5% até o dia 9 de março, melhor início de ano desde 1994. A Petrobras PN (PETR4) alcançou 40% de valorização no mesmo intervalo, resultado mais forte para um início de ano desde 1999. Estudo exclusivo feito pelo TradeMap.
O desempenho supera com folga o Ibovespa, que subiu 12,3% no mesmo período. A Petrobras valorizou mais que o triplo do índice.
Por trás disso está a disparada do petróleo, empurrada pela escalada das tensões no Oriente Médio. O Brent chegou a saltar quase 29% em determinado momento na última segunda-feira, antes de recuar após declarações de Trump sobre uma possível saída diplomática do conflito.
Enquanto o cenário geopolítico seguir instável e o barril operar com prêmio, a Petrobras pode reunir condições para sustentar o ritmo. Geração de caixa forte e perspectiva de dividendos robustos são os argumentos favoritos de quem ainda vê valor no papel. O lado que merece atenção é a defasagem dos combustíveis no mercado interno, especialmente do diesel, que pode pesar no caixa da empresa se o petróleo ficar caro por muito tempo.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.