Produção de minério de ferro da Vale sobe 18,1% no 3º trimestre, aponta relatório

No acumulado do ano, mineradora registra expansão de 8% na base anual

Vale divulgacao

Foto: Vale/Divulgação

Logo Trademap

Por:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

A Vale produziu 89,4 milhões de toneladas de minério de ferro durante os meses de julho a setembro deste ano, o que representa um avanço de 18,1% em comparação ao trimestre imediatamente anterior.

No relatório de produção e vendas enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na terça-feira passada (19), a mineradora apontou que o resultado trimestral foi influenciado pela melhora sazonal das condições climáticas no Sistema Norte.

Além disso, a companhia também atribuiu o resultado do terceiro trimestre de 2021 ao aumento da produção de Vargem Grande por processamento a seco com o ajuste do fluxo de uma de suas plantas de processamento a úmido e ao melhor desempenho de Itabira, devido a uma melhora do run of mine (ROM, ou carvão bruto obtido direto na mina) disponibilizado.

Por outro lado, em comparação ao terceiro trimestre de 2020, a produção de minério de ferro da Vale teve um avanço mais modesto, de 0,8%. No acumulado do ano, a empresa registra expansão de 8% na base anual.

Resumo de produção

resumo da producao
Fonte: Relatório de produção e vendas do terceiro trimestre da Vale

Plano de retomada

Em nota, a Vale diz que continua comprometida com seu plano de retomada de capacidade, o que também está associado à eliminação de restrições e otimização de custos.

Leia também:   Novonor, ex-Odebrecht, estuda vender participação na Braskem (BRKM5)

No terceiro trimestre, as operações da barragem Maravilhas III no complexo de Vargem Grande foram iniciadas após a emissão de uma declaração de condição de estabilidade (DCE) positiva.

Como um passo adicional no plano de retomada, a mineradora iniciou o comissionamento do segmento do transportador de correia de longa distância (TCLD) próximo à barragem Vargem Grande em outubro, retomando após testes que comprovaram a ausência de incremento de risco à estrutura.

“Ao final do comissionamento, é esperado um aumento de 6 Mtpa de capacidade de produção no site de Vargem Grande”, destaca a companhia.

Estratégia de produção

De acordo com a Vale, a estratégia de produção e vendas é baseada nas condições de mercado, priorizando o “value over volume” (valor sobre volume, em português), com foco na maximização de margem.

Como consequência, no quarto trimestre deste ano, a mineradora deve reduzir sua oferta de produtos de alta sílica e baixa margem em cerca de 4 Mt, uma vez que a demanda por esse tipo de produto tem sido mais fraca.

“Esse movimento não altera nosso guidance de produção para o ano, de 315-335 Mt, mas deve nos colocar abaixo do meio do intervalo. Se esse cenário persistir, devemos também reduzir a oferta de produtos de baixa margem em 2022 em cerca de 12-15 Mt. O nível de compra de minérios de terceiros também pode ser ajustado”, ressalta.

Vendas

Quanto às vendas, a mineradora informou que entre julho e setembro chegou à marca de 67,8 milhões de toneladas de minério de ferro, crescimento de 0,9% na base trimestral e de 3,2%, na anual.

Leia também:   Ibovespa sobe 1,5% após renovar mínima do ano; Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) puxam alta

De janeiro até o fim do mês passado, as vendas da commodity somam 194,3 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 13% em relação ao nove primeiros meses de 2020.

Resumo de venda

resumo de venda
Fonte: Relatório de produção e vendas do terceiro trimestre da Vale

Na terça-feira, as ações da Vale (VALE) encerraram o pregão em queda de 0,93%, a R$ 79. O Ibovespa, por sua vez, finalizou a sessão com retração de 3,28%, voltando ao patamar de 110 mil pontos. Acompanhe a cotação em tempo real pelo TradeMap.

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais

Não vá ainda...

Baixe o nosso App!

O maior hub do mercado financeiro
na palma da sua mão!

Popup out planos