Ibovespa cai 2,75% e volta aos 107 mil pontos; cenário político e exonerações no Ministério da Economia estão no radar

Bolsa de São Paulo (Marivaldo Oliveira/Estadão Conteúdo)

Foto: Marivaldo Oliveira/Estadão Conteúdo

Logo Trademap

Por:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

Em dia de perdas generalizadas, o Ibovespa, principal índice da B3, fechou em forte queda de 2,75% na quinta-feira, 21, aos 107.735 pontos, com investidores preocupados com a deterioração da situação fiscal do país. 

Dentro do Ibovespa, as únicas ações que fecharam no campo positivo foram as da Suzano (SUZB3), que subiram 1,47% após o anúncio de antecipação do plano de remoção de 40 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera para 2025, e os papéis da BB Seguridade (BBSE3), que tiveram leve valorização de 0,80%. As units da Klabin (KLBN11) fecharam estáveis. 

A maior perda do índice ficou com a Getnet (GETT11), cujas units registraram queda de 19,76% após sua estreia na B3 na segunda-feira.  

Entre os destaques do dia, a comissão especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios modificou a regra do teto de gastos. A mudança utiliza uma nova metodologia, que leva em consideração o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de janeiro a dezembro, e não mais o período de junho a junho. 

Se a alteração for aprovada, o governo passa a poder elevar gastos em 8,7%, que é a inflação prevista por analistas de mercado para este ano. 

Quando essa folga maior é somada à prorrogação de parte do pagamento dos precatórios, o espaço no Orçamento de 2022 passa a ser de aproximadamente R$ 83 bilhões. 

Vale destacar que este espaço no orçamento será utilizado para financiar o reajuste de programas sociais dentro do teto dos gastos.   

Para piorar a situação, o mercado externo contribuiu para a derrocada da bolsa brasileira. com as preocupações quanto ao setor imobiliário chinês e a elevação da inflação global.  

Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou próximo da estabilidade, com leve queda de 0,02%, para 35.603 pontos; o S&P 500 teve alta de 0,30%, aos 4.549 pontos; e o Nasdaq subiu 0,62%, aos 15.215 pontos. 

Agenda Econômica 

Para esta sexta-feira, 22, a agenda vem esvaziada de indicadores. Assim, as atenções continuam voltadas para o cenário político, com as exonerações de Bruno Funchal, secretário especial do Tesouro e Orçamento, e Jeferson Bittencourt, secretário do Tesouro Nacional, devendo repercutir no humor dos investidores. 

A debandada no Ministério foi ainda maior, com a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, deixando seus cargos. 

De acordo com a pasta, os membros do Ministério saíram por razões pessoais. 

Na agenda econômica externa, haverá a divulgação de dados de diversos índices gerentes de compras (PMIs). Sairão os PMIs da Alemanha, Zona do Euro e Estados Unidos.  

Leia também:   Em véspera de feriado nos EUA, mercado global opera em baixa à espera de indicadores

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais

Não vá ainda...

Baixe o nosso App!

O maior hub do mercado financeiro
na palma da sua mão!

Popup out planos