Ibovespa continua em alta nesta sexta-feira

Ibov - Foto - Forbes

O Ibovespa opera em alta no pregão de hoje, 5, após dados de emprego nos Estados Unidos ficaram abaixo do esperado. O país criou 130 mil vagas de emprego em agosto, de acordo com o Departamento do Trabalho, resultado consideravelmente menor do que projeções feitas pela Bloomberg, que previa 160 mil. Isso significa que o Federal Reserve (banco central americano) pode baixar as taxas de juros.

Ibovespa no TradeMap
Ibovespa no TradeMap
EUA

O presidente do Federal Reserve (banco central americano), Jerome Powell, disse que a autoridade monetária atuará de forma apropriada para manter o desenvolvimento da economia dos Estados Unidos. Segundo ele, a expectativa do Fed é de que não haverá recessão no país.

No entanto, a fala de Powell não surtiu efeito imediato nos mercados globais, uma vez que a expectativa era de alguma indicação mais sólida frente a possibilidade de corte de juros para a próxima reunião marcada para o dia 18 de setembro.

Para a Bloomberg, o discurso reforçou a ideia de que haverá um corte.

O presidente dos EUA, Donald Trump, cobrou mais uma vez, pelo Twitter, o corte de juros ao Fed.

“O Fed deveria reduzir as taxas. Eles aumentaram a taxa muito rápido e foram muito lentos para cortar – e a grande dose de aperto monetário também não ajudou”, escreveu em sua conta. Na mensagem, Trump ainda fez uma crítica a Powell.

China

Enquanto isso, o Banco Central da China liberará 900 bilhões de yuans (cerca de US$ 126 bilhões) no sistema financeiro. A medida tem como objetivo impulsionar o crédito, já que o país enfrenta pressão devido à guerra comercial com os EUA.

A instituição informou hoje que planeja reduzir a quantidade de reservas que os bancos comerciais precisam manter com a autoridade em 0,5% a partir de 16 de setembro. Com isso, a operação estimula os empréstimos e a atividade econômica, como aponta o jornal Valor Econômico.

Europa

Na Europa, a Câmara dos Lordes do Reino Unido aprovou hoje um projeto de lei que impede o Brexit (saída do país da União Europeia). Na última quarta-feira, a regra havia passado na Câmara Baixa. Essa medida movimentou a Bolsa de Valores de Londres positivamente e o índice fechou em alta.

Além do mais, também teve a divulgação do resultado da inflação pelo IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística). Você ler mais clicando aqui.

Foto: Forbes

Escrever um comentário