IBGE: produção industrial cresce 0,8% em outubro

Produção Industrial - Foto de Daniel Marenco

A produção industrial cresceu 0,8% em outubro frente a setembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a terceira taxa positiva seguida, acumulando alta de 2,4% no período estudado.

No comparativo com outubro do ano passado, o setor industrial teve avanço de 1%, após alta de 1,1% em setembro.

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), o setor industrial acumulou queda de 1,1% nos dez meses de 2019. Já o acumulado nos últimos doze meses, ao recuar 1,3% em outubro de 2019, prosseguiu com a redução na intensidade de queda iniciada em agosto de 2019 (-1,6%).

China

Na China, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), que engloba os setores de serviços e industrial, subiu de 52 em outubro para 53,2 em novembro deste ano. Com isso, o nível atingiu o maior patamar em 21 meses.

EUA

O setor privado dos Estados Unidos criou cerca de 67 mil empregos no mês passado, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela ADP.

O resultado veio abaixo do esperado por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam a criação de 150 mil novos postos de trabalho em novembro.

Foto: Daniel Marenco/Folhapress