Governança corporativa na B3

B3 - Foto: Bloomberg

O termo mais básico de governança corporativa refere-se, de uma maneira geral, a um conjunto de princípios que protegem os acionistas de possíveis abusos das companhias de capital aberto negociadas em bolsas de valores.

Acontece que, em alguns casos, empresas de pequeno porte não são totalmente visíveis com seus investidores. Dessa forma, os níveis de governança das companhias listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) são temas de interesse não somente para os acionistas, como também para o público em geral, uma vez que estudos revelam que o mercado acionário está mais atrativo às pessoas físicas. Clique aqui para saber mais.

→  Leia mais sobre a B3 em: o que é a Bolsa de Valores e como funciona?

Por isso que transparência, ética e respeito aos investidores são tópicos que fazem parte do mercado de capitais. Muitas empresas levam esses quesitos a sério para se diferenciar das demais e, assim, ganharem destaques nos índices.

As empresas listadas em níveis de governança corporativa tendem a ter confiança entre os acionistas, já que exite uma segurança por meio de leis e compromissos formais, estabelecidos por órgãos reguladores como a B3 e CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR4), por exemplo, após anunciar uma proposta de aquisição e migração para o Novo Mercado, teve valorização em mais de 10% em seus papéis. Isso porque a conversão de Preferencial (PN) para Ordinárias (ON), de 1 para 1, passa a garantir aos investidores direito a voto e repasse completo das ofertas feitas para o controle da companhia, características que o investidor considera mais valiosas.

A Bolsa de Valores de São Paulo criou classificações para as empresas listadas de acordo com as práticas de governança com os seus acionistas. São divididas em:

  • Novo Mercado
  • Nível 2
  • Nível 1
  • Bovespa Mais

Mas por que, afinal, existem esses níveis de governança? No primeiro momento, podemos falar que são divididos de acordo com a transparência de seus dados com os investidores e com o mercado em geral. Vejamos:

Novo Mercado

Esse segmento foi criado em 2000 e exige os mais altos níveis de governança. Atualmente, é a principal referência de transparência no mercado de capitais. As companhias listadas nesse nível só podem emitir papéis ordinários (com direito a voto).

Nível 2

O Nível 2 é muito parecido com o Novo mercado, no entanto as empresas podem emitir ações preferenciais – que tenham poder de voto em casos de fusões e aquisições.

Nível 1

Esse nível tem menos exigência em relação aos anteriores. O único requisito solicitado pela B3 é apresentar algumas informações adicionais pela lei e garantir 25% dos ativos em circulação no mercado.

Bovespa Mais

O Bovespa Mais é um nível para pequenas e médias empresas que almejam adentrar no mercado de forma gradativa. A empresa listada neste segmento pode realizar oferta pública de ações (IPO) em até sete anos.

O que são Índices de Governança Corporativa?

Existem quatro índices classificados na B3 que abrangem empresas participantes nos níveis de governança. Cada indicador tem um objetivo e características distintas sobre o mercado acionário em que se aplica. Vejamos:

  • Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC)
  • Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG)
  • Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT)
  • Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM)
IGC (Ticker: IGCX)

Esse índice busca medir o desempenho das companhias que apresentam bons níveis de governança, como no Novo Mercado ou Níveis 1 e 2 da B3.

ITAG (Ticker: ITAG)

O ITAG tem como objetivo indicar o desempenho médio das cotações dos ativos emitidos por empresas que promovem melhores condições aos investidores minoritários.

IGCT (Ticker: IGCT)

O IGCT é um indicador composto por ativos de empresas integrantes do IGC que representam alguns critérios de alta liquidez de suas ações.

IGC-NM (Ticker: IGNM)

O IGC-NM mede o comportamento das companhias que mostram bons níveis de governança corporativa e que estejam listadas no Novo Mercado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp