Fim da guerra comercial? China e EUA dão sinais positivos ao mercado

trump xi jinping aperto de mao bandeiras

A Reuters revela que a China e os Estados Unidos estão em clima de negociação para as próximas reuniões em outubro. Segundo o Ministério do Comércio chinês, autoridades das duas maiores economias do mundo estão fazendo os preparativos para um “progresso positivo”.

O mercado estima que os negociadores de ambos os países se encontrem daqui a duas semanas em Washington para determinar se podem traçar um caminho para o fim da guerra comercial, que já dura mais de um ano.

Donald Trump, presidente dos EUA, disse nesta quarta-feira que um acordo para encerrar a guerra comercial com a China poderia acontecer mais rápido do que o esperado. O líder norte-americano ainda afirmou que os chineses realizam grandes compras de produtos agrícolas dos Estados Unidos, além de carne bovina e suína.

→ Leia também: Importações de carne suína pela China crescem 76% em agosto; frigoríficas brasileiras se beneficiam

O porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, reafirmou a fala de Trump e incluiu que essas aquisições estão isentas de tarifas.

PIB dos EUA

O produto interno bruto dos Estados Unidos cresceu 2% no segundo trimestre de 2019 e ficou em linha com o esperado pelo mercado, em compilação de economistas pela Bloomberg.

O resultado é a terceira estimativa apurada pelo Departamento de Análises Econômicas (BEA, em inglês) dos EUA. No primeiro trimestre, o PIB cresceu 3,1%, enquanto a segunda estimativa houve expansão de 2,4 pontos percentuais.

Ibovespa

De acordo com o InfoMoney, a bolsa brasileira reage bem após a notícia de que Trump afirmou um acordo próximo com a China.

O Ibovespa, principal índice da B3, detinha alta de 0,53% às 13h. Acompanhe o indicador em tempo real com o TradeMap.

Ibovespa - TradeMap
Ibovespa, às 13h, no TradeMap

Foto: Tecmundo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp