EUA-China: investidores aguardam por assinatura de acordo comercial

Bandeiras dos EUA e China, foto de Reuters

É esperada a chegada do vice-premiê chinês Liu He em Washington nesta segunda-feira, 13, para assinar a primeira fase do acordo comercial entre Estados Unidos e China.

Por isso, os investidores já começam a semana de olho nas relações comerciais entre as duas potências econômicas. A China concordou em comprar mais produtos agrícolas norte-americanos, enquanto Robert Lighthizer, representante dos EUA, afirmou que faria mudanças para responder a reclamações sobre suas políticas industriais.

De acordo com comunicado emitido pelo governo americano no último sábado, 11, o acordo será liderado pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e pelo vice-primeiro-ministro chinês, Liu He. Além do mais, os EUA e a China também concordaram em manter conversar semestrais.

A estimativa é que a primeira fase do acordo seja assinada na quarta-feira dessa semana (15). Entretanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse em entrevista à rede ABC que o termo será assinado “pouco depois” do dia 15.

Trump também disse em seu Twitter que as negociações da segunda fase devem começar em breve.

Ibovespa

Às 10h25, o principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, subia 0,63%. Acompanhe a cotação em tempo real com o TradeMap.

Ibovespa, às 10h25, no TradeMap
Ibovespa, às 10h25, no TradeMap
googleplay
appstore

Foto: Reuters