Estados Unidos e China iniciam cobranças de tarifas

EUA x China - foto reprodução

Os Estados Unidos e a China começaram a impor tarifas sobre produtos um do outro neste último domingo (1). No entanto, existem sinais de ambas as partes para novas negociações em meio a guerra comercial, como aponta a Reuters Brasil.

A tarifa entrou em vigor às 4h01 GMT (1 hora da manhã no horário de Brasília), com a taxa de 5% aplicada por Pequim sobre o petróleo norte-americano. Em contrapartida, os EUA iniciaram tarifação sobre mais de US$ 125 bilhões em importações da China.

No Twitter, o presidente Donald Trump afirmou que a briga está relacionada à busca por reduzir a dependência da China e pediu ainda que as empresas dos EUA encontrem fornecedores alternativos fora do país asiático.

Por sua vez, a China retaliou os estadunidenses com a cobrança adicional sobre US$ 75 bilhões em produtos americanos. A aplicação de impostos de 5% a 10% foi colocada em 1.717 itens de um total de 5.078. Pequim começará a tarifar os demais produtos a partir de 15 de dezembro. Para saber mais, clique aqui.

Na cúpula do G7, Trump havia dito que a China pediu uma negociação calma aos Estados Unidos. De acordo com ele, o governo chinês entrou em contato com representantes comerciais e propuseram voltar à mesa de negociações.

Na B3, o principal índice acionário, o Ibovespa, tem desempenho estável no início do pregão, devido também a feriado em Wall Street.