Dados americanos decepcionam mercado

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, em inglês) dos Estados Unidos apontou uma queda de 3,8 pontos no mês passado. O setor de serviços do Instituto para Gestão da Oferta (ISM) caiu de 56,4 pontos em agosto para 52,6 pontos em setembro. Esse resultado mostra uma forte desaceleração do crescimento no setor.

Apesar do número estar acima dos 50 pontos, o que indica um crescimento no setor, a estimativa do mercado era que o PMI alcançasse 55,5 pontos.

→ Leia mais: Dados econômicos dos EUA geram preocupação no mercado global; mais notícias

Em relação ao resultado do PMI Composto, o número ficou acima do esperado, com 51 pontos frente aos 50,7 pontos.

Trading Economics
Fonte: Trading Economics

Entretanto, o resultado pode ser um indicativo de que o Federal Reserve (banco central americano) possa efetuar novos cortes nas taxas de juros do país.

União Europeia

A Organização Mundial do Comércio (OMC) deu sinal verde aos Estados Unidos para impor tarifas de US$ 7,5 bilhões em mercadorias da União Europeia.

De acordo com a Reuters, a tarifação decorre de punição por subsídios ilegais a aeronaves.

O presidente norte-americano, Donald Trump, comemorou o feito em sua conta oficial no Twitter, dizendo que “há muitos anos [a UE] trata muito mal os EUA no comércio devido a tarifas, barreiras comerciais e mais” e, por fim, disse que “esse caso já tem anos, uma boa vitória!”.

Ibovespa

Em decorrência dos resultados decepcionantes dos EUA, o Ibovespa oscila entre perdas e ganhos. Às 12h05, o principal índice da bolsa brasileira registrava leve alta de Você pode acompanhá-lo em tempo real no TradeMap.

Ibovespa
Ibovespa, às 12h05, no TradeMap
Ainda não conhece o TradeMap?
O mercado financeiro no seu bolso! Grátis e em tempo real!

Baixe agora mesmo
Escrever um comentário