Como ajustar o custo de um Ativo na sua Carteira

Você já sincronizou sua carteira com o CEI no TradeMap? Caso ainda não tenha realizado a integração, verifique o artigo que criamos para ajudá-lo com essa operação.

Acontece que, mesmo com a sincronização realizada, alguns ativos podem aparecer com valores divergentes da sua posição atual, mas não se assuste com isso! Por definição do próprio Canal Eletrônico do Investidor, somente operações em até 18 meses são mostrados em sua carteira. Isso significa que, se você efetuou alguma movimentação antes desse período, você pode encontrar diferenças no TradeMap.

No entanto, nós oferecemos duas soluções muito fáceis para este problema. Acompanhe o passo a passo abaixo:

Trademap GIF - Find & Share on GIPHY
Alterar ativo em sua carteira custódia

No TradeMap, você pode ajustar o custo do seu ativo e, assim, arrumá-lo com a data e o valor certo. Vamos aprender?

O processo para efetuar a mudança consiste em abrir sua carteira, que fica no botão home do aplicativo, e, após isso, mudar a opção “Consolidado”, na parte superior central, e selecionar a corretora em que você queira alterar o ativo.

Agora você deve clicar no ícone de duas barras horizontais (=) localizado na parte superior direita da tela, para alterar o modo de visualização de gráfico para lista. Por fim, acione o ícone de seta ao lado do papel, clique em “ajustar posição” e faça a modificação necessária entre: quantidade, preço de custo e data.

Simples, não? Mas o TradeMap também oferece outra forma para você alterar o ativo divergente. Neste caso, você terá que fazer a mudança manualmente. Pronto para o próximo passo?

Excluir o ativo com divergência

A primeira etapa a seguir é excluir o papel que esteja divergente na sua carteira. Para fazer isso, basta apertar no ícone de casa localizado no centro da parte inferior da tela.

Ao abrir o gráfico com os seus ativos, clique no ícone de duas barras horizontais (=) para mudar a visualização para o modo lista. Depois desse passo, acione o botão com símbolo de seta, ao lado da ação que apresenta discrepância e, por último, haverá uma lixeira para deletá-la.

Incluir um ativo manualmente

Após finalizar a exclusão do papel, agora você poderá inserir a ação manualmente. Dessa forma, você poderá acrescentar a data em que a comprou, assim como o preço que pagou na época. Vamos lá?

O primeiro passo é igual o da exclusão. Você deve clicar no ícone de casa e, novamente, acione o mesmo botão – só que dessa vez estará com o ícone de sinal positivo (+). Abrirá uma tela com algumas opções, dentre elas lançamentos manuais de ações. Neste momento você deve escrever o ticker ou nome da companhia para adicioná-la.

Até aí foi fácil, não é mesmo? Agora só resta acrescentar sua corretora, a quantidade de ativos e o preço em que o adquiriu na época de compra. Por último, selecione a data da operação e clique em “confirmar”. Prontinho, agora você terá sua carteira com os valores atualizados pelo TradeMap e pode acompanhá-la.

15 Comentários
  • Fernando Guerra

    agosto 6, 2019, 5:52 pm

    Legal, ótima explicação!

  • lemoscarlos1000@gmail.com

    agosto 15, 2019, 7:39 am

    Recebi as informações no tutorial informado ontem.
    Este tutorial ficará disponível ontem para tirar dúvidas?

  • Rafael Magno

    agosto 18, 2019, 7:26 pm

    Uma vez sincronizada minha conta o CEI, todos os ativos que eu tinha cadastrado foram excluídos (renda fixa, fundos e lançamentos manuais de ações e FIIs). E além disso os dados importados do CEI não tem nenhuma informação relacionada ao custo, ou seja, fica no custo como se fosse o preço atual do ativo, tirando toda a funcionalidade de acompanhamento da evolução da carteira. Esse é mesmo o comportamento esperado uma vez sincronizado ou houve algum problema?!

    • Editorial TradeMap

      agosto 19, 2019, 1:41 pm

      Oi, Rafael!

      As inclusões manuais com mesma data e custo de ativos no CEI são excluídos após a sincronização para não haver duplicidade. Lamentamos o erro ocorrido, tomamos providências com relação aos custos de seus ativos, você poderia por favor verificar se está correto agora? Se não, por favor entre em contato conosco através de nosso e-mail: contato@trademap.com.br ou por meio do nosso WhatsApp: (11) 9 4382 4762 para analisarmos melhor!

      Abraços,
      Equipe TradeMap

  • Felipe

    agosto 31, 2019, 12:15 pm

    Como faço para ajustar um CDB do nubank por exemplo, onde ele é indexado pelo CDI, onde o rendimento estava em 6,4% e agora caiu para 5,9% ? Preciso excluir e inserir novamente?

  • Victor

    outubro 22, 2019, 12:10 pm

    Não consigo ajustar minhas posições de FIIs.
    Iniciei com investimento em FIIs esse ano, porém aparece que recebo rendimentos desde o ano passado.
    Além disse, minhas subscrições aparecem com custo diferente do que realmente fiz, fazendo com que minha rentabilidade seja diferente. Tentei excluir o ativo para fazer a alteração manual mas não foi possivel, o preço de custo fica o mesmo.

    • Editorial TradeMap

      outubro 22, 2019, 5:21 pm

      Oi, Victor!

      Nosso trabalho é para te oferecer a melhor experiência acompanhando seus investimentos e te ajudar com o que precisar! Iremos analisar seu caso, mas para isso precisamos de mais algumas informações, por favor entre em contato conosco em suporte@trademap.com.br!

      Obrigado,
      Equipe TradeMap

  • giovani

    novembro 4, 2019, 12:01 pm

    inseri todos os ativos manualmente e alguns dias depois fiz a venda de um dos ativos e não exclui este ativo que havia inserido manualmente, e no dia seguinte fiz a atualização pelo canal do investidor e sincronizei minha carteira automaticamente sobrepos todos os ativos da carteira porém aque ativo que vendi antes de fazer a sincronização com o CEI está sendo contabilizado e eu não consigo excluiir mesmo indo na tela do grafico clicando nas duas barrinhas , na sequencia aparece a lista das açoes da minha carteira ai dou um clic na flecha do lado direito da ação qu quero apagar clique i na lixeira apaguei porem não consigo tirar na tela anterior que é a lista da minha carteira e esta sendo contabilizada (calculada) o que é um erro , se alguem solber como deleto o ativo d aminha carteira em definitivo favor postar

  • Antonio Cabral

    novembro 6, 2019, 7:37 pm

    Ola. Queria excluir uns ativos RF que cadastrei errado mas nao consigo. Tentei seguir as recomendacoes desse post, onde apareceria um “lixeira, mas tambem nao apareceu. Queria ver se consigo fazer isso pelo app ou se tenho que enviar e-mail para o Suporte. Grato