China isenta tarifa de 16 produtos dos Estados Unidos

China

A China vai isentar 16 produtos da primeira rodada de tarifas extras a importações dos Estados Unidos, de acordo com a imprensa chinesa hoje, 11. A operação entrará em vigor a partir do dia 17 de setembro e valerá por um ano, segundo comunicado da Comissão de Tarifas Alfandegárias do Conselho Estatal chinês. As informações são do Estadão.

O anúncio da isenção foi realizado poucas semanas antes das novas negociações comerciais com os Estados Unidos. A guerra comercial começou em 2018 e já levou à imposição de tarifas mútuas para diversos itens.

A lista inclui pesticidas e produtos farmacêuticos, segundo informações da Comissão de Direito de Aduana do governo asiático. No entanto, Pequim continuará cobrando tarifas de uma série de itens americanos referentes à carne de porco e soja, por exemplo.

Uma reunião de negociadores dos dois países está prevista para acontecer no começo de outubro, em Washington.

Sinal verde?

No Twitter, o editor-chefe das edições em inglês e mandarim do jornal da China Global Times, Hu Xijin, publicou que o país asiático deve “introduzir importantes medidas para aliviar o impacto negativo da guerra comercial”. Por fim, Hu disse que a medida beneficiará algumas pessoas chinesas e americanas.

Hu Xijian
Tweet de Hu Xijin

Foto: Rawpixel/Thinkstock

Escrever um comentário