Vendas no varejo crescem 8% em junho, diz IBGE

Varejo, foto de Hermes de Paula/Agência O Globo

O comércio varejista cresceu 8% em junho em comparação a maio deste ano, apontou nesta quarta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os analistas consultados pela Bloomberg, a expectativa era de que o dado tivesse alta de 5% no período.

Já a média móvel trimestral expandiu 0,9 ponto percentual no trimestre encerrado em junho. Na série sem ajuste sazonal, as vendas no varejo cresceram 0,5% em relação ao mesmo período de 2019. O acumulado nos últimos 12 meses foi de 0,1%.

Segundo o IBGE, no comércio varejista ampliado (que inclui veículos, motos, partes e peças de material de construção), o volume de vendas aumentou 12,6% frente a maio, enquanto a média móvel trimestral foi de 3,9%.

Em relação a junho do ano passado, o mesmo segmento registrou uma queda de 0,9%, a quarta taxa negativa. O acumulado nos últimos 12 meses foi de -1,3%.

Conforme aponta o instituto, pelo segundo mês consecutivo, os resultados mostraram menor impacto no comércio do quadro de isolamento social diante da pandemia de covid-19.

Para ler a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE na íntegra, clique aqui.

Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp