Repressões chinesas causam preocupações no mercado global nesta sexta

No Brasil, as atenções ficam com as empresas de commodites, após forte queda no preço do minério de ferro decorrente das pressões chinesas para controlar o preço

Logo Trademap

Por:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

No último dia útil de julho, as bolsas internacionais sinalizam dia de cautela, com os investidores preocupados com as repressões chinesas e com os resultados de empresas de tecnologia.

Do outro lado do mundo, os mercados asiáticos fecharam, em grande parte, em baixa com os investidores ainda preocupados com as ofensivas de repressões regulatórias de Pequim, alterando diversas regras para os setores de tecnologia e educação privada. Os aumentos no número de casos da covid-19, diante do avanço da variante delta, também preocupam os investidores.





No mesmo caminho, as bolsas europeias operam em queda após os indicadores virem abaixo do esperado. O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2021 ante o primeiro trimestre, segundo a primeira leitura do dado divulgada nesta sexta-feira, 30, pela agência de estatísticas alemã Destatis.

Leia também:   ETF com nomes como Tesla, Pfizer, Facebook e Amazon na carteira estreia nesta 4ª feira na B3

Na comparação anual, o PIB da Alemanha subiu 9,2% entre abril e junho, ante previsão de avanço de 9,6%. A Destatis também revisou o recuo da economia alemã no primeiro trimestre deste ano de 1,8% para 2,1%, na comparação trimestral.

Enquanto isso, o PIB da zona do euro cresceu 2% no 2º trimestre ante o trimestre imediatamente anterior, segundo a primeira leitura do dado divulgada pela agência de estatísticas Eurostat.

O resultado veio acima das projeções de mercado, que previam alta de 1,5% da atividade no período. Na comparação anual, o PIB da zona do euro subiu 13,7% entre abril e junho, ante previsão de avanço de 13,2%.

Ainda na Europa, a inflação vem subindo e, com isso, ficando acima da meta de 2% do Banco Central Europeu (BCE). O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro, também divulgado pela Eurostat acelerou a 2,2% em julho, taxa mais elevada desde outubro de 2018, de 1,9% em junho e acima da expectativa de 2%.





Leia também:   Ibovespa reverte queda e fecha em leve alta de 0,09% na 4ª feira; dados de emprego nos EUA e IPCA no Brasil estão no radar

Os futuros americanos também caem de forma generalizada, com a piora de alguns setores, principalmente pelas companhias de tecnologia.

A divulgação de resultados mais fracos da Amazon acendeu o alerta dos investidores e os papéis da companhia perderam mais de 7% no after-market de ontem.

Além das incertezas com as empresas de tecnologias chinesas, a Didi Global considera fechar o capital para apaziguar as autoridades chinesas e compensar os investidores pelas perdas registradas desde que a companhia foi listada na Bolsa de Valores de Nova York no final de junho.

Na agenda econômica, o dia ainda reserva, às 9h30, a divulgação dos dados de renda pessoal de junho, gastos com consumo, índice de preços de gastos com consumo (PCE) e Núcleo do PCE. Além da continuidade da divulgação dos resultados corporativos.

Leia também:   Bolsas globais seguem no campo positivo, à espera de indicadores e resultados corporativos

No Brasil, as atenções ficam com as empresas de commodites, após forte queda no preço do minério de ferro decorrente das pressões chinesas para controlar o preço.

O preço do petróleo também tem dia de reduções em suas cotações.

Do lado político, os investidores deverão acompanhar os comunicados sobre o desenrolar do orçamento do teto de gastos em 2022, com ou sem a entrada do novo Bolsa Família. Além do acompanhando da reforma ministerial após as mudanças.

A agenda econômica conta com a divulgação da Pnad Contínua e o indicador de incerteza da economia. Na agenda de resultados, as empresas que irão apresentar seus números são: Alpargatas (ALPA4), Paranapanema (PMAM3), Usiminas (USIM3) e Banco Pan (BPAN4).





Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais