Produção industrial cresce 7% em maio, diz IBGE

IBGE, foto de Roberto Dziura Jr - Secom

A produção industrial registrou um crescimento de 7% em maio na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quinta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, houve uma interrupção de dois meses de resultados negativos consecutivos, de -9,2% em março e de -18,8% em abril, ressalta o órgão.

Em relação a maio de 2019, na série sem ajuste sazonal, a indústria recuou 21,9%, o que representa o sétimo resultado negativo nessa base de comparação e a segunda queda mais elevada desde o início da série histórica.

Segundo o IBGE, a indústria acumula queda de 11,2% no ano. Em 12 meses, o recuo foi de 5,4%, o mais intenso desde dezembro de 2016, quando apresentou uma variação negativa de 6,4%.

A leitura da indústria no mês de maio ficou acima do consenso das projeções de 34 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data. A mediana apontava um crescimento de 6,3% da produção industrial no período.

Para ler a PIM na íntegra, clique aqui.

Foto: Roberto Dziura Jr – Secom

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp