Produção industrial cresce 2,6% em setembro, diz IBGE

Na comparação com setembro de 2019, o setor cresceu 3,4%, interrompendo uma sequência de 10 quedas seguidas nesta base comparativa

Produção industrial, foto de Lalo de Almeida - Folhapress

A produção industrial brasileira avançou 2,6% em setembro frente a agosto, na série com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, o setor acumula a quinta alta seguida. Segundo o IBGE, os meses de maio a setembro eliminaram a perda de 27,1% entre março e abril, quando a produção industrial havia despencado no menor nível da série por conta da crise global gerada pela pandemia de Covid-19.

Enquanto isso, na comparação com setembro de 2019, o setor cresceu 3,4%, interrompendo uma sequência de 10 quedas seguidas nesta base comparativa.

De acordo com a instituição, com a leitura de setembro, a indústria acumulou em cinco meses um ganho de 37,5%, além de superar em 0,2 ponto percentual o patamar de fevereiro, quando a pandemia ainda não havia afetado a produção industrial do país.

“Passados os meses de março e abril e com a flexibilização das medidas de distanciamento social, o setor industrial foi recuperando, mês a mês, aquele patamar”, diz o gerente da pesquisa, André Macedo.

Apesar de mostrar recuperação em níveis pré-pandemia, o setor industrial caiu 7,2% no acumulado do ano. Já nos últimos dozes meses, a produção da indústria brasileira recuou 5,5%, mas ainda indicando desaceleração na trajetória de perdas iniciada em março.

Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp