PIB do Brasil pode sofrer queda de 8% em 2020, diz Banco Mundial

Banco Mundial, foto de Johannes P. Christo/Reuters

Em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a economia brasileira pode sofrer uma retração de 8% em 2020, prevê o Banco Mundial em novo relatório divulgado nesta segunda-feira, 8.

Uma queda com essa proporção seria a maior em 120 anos, período em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem dados sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Para o Banco Mundial, as consequências da pandemia e das medidas de isolamento social, para evitar um contágio ainda maior do vírus, levarão a economia global a uma recessão de 5,2% neste ano.

“Isso representaria a recessão mais profunda desde a Segunda Guerra Mundial, com a maior proporção de economias desde 1870 a experimentar declínio do produto per capita”, disse a autarquia em seu relatório intitulado Global Economic Prospects.

De acordo com o Banco Mundial, mais de 90% das 183 economias devem experimentar uma contração devido à covid-19. A proporção é maior do que a da grande depressão na década de 1930, quando ficou em 85%.

Foto: Johannes P. Christo/Reuters

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp