PIB chinês cresce 4,9% no terceiro trimestre

China, foto de Reuters

A economia da China apresentou uma expansão de 4,9% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019. As informações foram divulgadas no último domingo, 18, pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país.

Apesar de mostrar aceleração, com os consumidores abandonando a cautela em relação à Covid-19, o crescimento da economia chinesa veio mais fraco do que esperado por economistas consultados pela Reuters, que projetavam um salto de 5,2% no período.

Por outro lado, o Produto Interno Bruto (PIB) entre julho e setembro de 2020 apresenta melhora quando comparado ao crescimento de 3,2% registrado no segundo trimestre.

Nos primeiros nove meses do ano, o PIB chinês reporta um crescimento de 0,7 ponto percentual sobre igual período de 2019.

“A economia da China continua no caminho da recuperação, impulsionada por uma recuperação nas exportações. Os gastos do consumidor também estão indo na direção certa, mas não podemos dizer que o país se livrou completamente do obstáculo causado pelo coronavírus”, disse Yoshikiyo Shimamine, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Dai-ichi, em Tóquio.

Foto: Reuters

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp