OCDE reduz previsão de queda do PIB global em 2020

Depositphotos

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou nesta quarta-feira, 16, que o Produto Interno Bruto (PIB) global terá uma retração menor do que a estimativa de junho. Contudo, o órgão alertou que a recuperação deverá desacelerar a partir deste mês e continuar vulnerável a novos casos de covid-19.

Para a entidade, não há uma expectativa otimista de que uma vacina contra a doença esteja amplamente disponível antes do fim do ano que vem.

De acordo com a OCDE, a China e outras grandes economias do mundo sofrerão danos menores do que era esperado com a pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, a situação de emergência sanitária global terá um impacto maior nos países pobres.

“O ímpeto parece estar atingindo o platô e a confiança permanece fraca”, destacou Laurence Boone, economista-chefe da OCDE.

Em seu último relatório trimestral sobre a economia mundial, a entidade espera que o PIB global caia 4,5% em 2020. No documento anterior, a projeção era de queda de 6%.

Já para 2021, a OCDE espera que a economia global avance 5% – ante expectativa de 5,2% no último relatório. Na melhor das hipóteses, com menos restrições ligadas à covid-19 e com uma eventual vacina, o órgão acredita que o PIB mundial poderá crescer 7% no próximo ano.

Foto: Depositphotos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp

Assine a nossa Newsletter!