Bolsas mundiais são afetadas por queda das commodities nesta sexta

Decisão do Fed sobre política monetária ainda afeta os mercados também.

shutterstock 751455562
Logo Trademap

Por:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

Os futuros de Nova York abriram estáveis nesta sexta-feira, 18, com leve tendência de alta. Já as bolsas europeias apresentam sinais de queda e as bolsas asiáticas fecharam o dia com resultados variados entre si. 

Investidores ainda digerem a posição do Federal Reserve de manter a política monetária acomodatícia e elevar as previsões para inflação deste ano e do próximo. Junto a isso, o mercado observa uma maior volatilidade do dólar e a queda nos preços das commodities



Na reunião desta semana, o Fed decidiu manter suas taxas de juros referenciais inalteradas entre 0% e 0,25%, e elevou sua expectativa de inflação para 2021 em 1 p.p., até 3,4%. 

Mas o que pegou ruim para o mercado foi adiantar para 2023 o plano de elevar as taxas de juros, quando anteriormente era previsto fazer isso apenas em 2024.  Com isso, houve acomodação dos rendimentos mais longos na quinta-feira (T-Note de 10 anos a 1,5168%).

Só se beneficiaram as bigs techs na bolsa Nasdaq, que subiram em bloco e o índice fechou com alta de 0,87%. Já o S&P e o Dow Jones caíram, 0,04% e 0,62%, respectivamente. 



Outro ponto que prejudicou o mau humor dos investidores por lá foi a alta no números de pedidos de auxílio-desemprego depois de seis quedas consecutivas. O Departamento do Trabalho divulgou um aumento de 37 mil solicitações, para 412 mil. Os especialistas esperavam queda para 360 mil. 

Leia também: Pedidos de auxílio-desemprego sobem nos EUA pela primeira vez desde abril

Do outro lado do mundo, as bolsas asiáticas fecharam mistas após o Banco do Japão (BoJ) decidir  manter sua política monetária, reforçando os esforços para as linhas de crédito. 

Com isso, o Boj optou por sustentar a economia por mais um tempo e prorrogou o prazo para seu programa de alívio fiscal durante a pandemia. O Banco também surpreendeu os mercados nesta sexta-feira ao apresentar um plano para impulsionar o financiamento ao combate das mudanças climáticas.

Enquanto isso, a China decidiu mudar as regras para a gestão de índices de preços de commodities e serviços a partir de agosto. Em comunicado, eles afirmam que a medida aumentará a transparência dos preços e ajudará a manter a inflação em um ponto saudável para o país. 

Com isso, o minério de ferro e as empresas que ele influencia têm tendência de dia negativo nas bolsas. Já o petróleo WTI recua 0,183% e o de Brent, 0,34%. 

As bolsas europeias operam mistas com a divulgação de alguns indicadores que frustraram as projeções dos especialistas. As vendas no varejo do Reino Unido caíram 1,4% em maio ante abril, quando o mercado esperava um avanço de 1,6%. 

Cenário interno

No Brasil, o Senado aprovou na noite de quinta-feira o texto-base da MP que viabiliza a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6), por 42 votos a 37. 

Agora a proposta segue para os deputados na próxima segunda-feira, 21, às 15h, e depois para o presidente da República sancionar.  

Nesta sexta-feira, 18, não há indicadores na agenda econômica, no entanto, teremos vencimento de opções na B3, o que pode gerar volume na bolsa. 

Atenção para o  follow-on da BR Distribuidora e para as ações da Vale, que anunciou a distribuição de proventos.







Leia também:   Ibovespa cai 2,75% e volta aos 107 mil pontos; cenário político e exonerações no Ministério da Economia estão no radar

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais