Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Como ações da Cosan (CSAN3) devem reagir após explicação sobre compra de fatia na Vale

Papéis da companhia devem sofrer uma correção após queda de 8,7% no pregão de sexta-feira (7)

Foto: Shutterstock

As ações da Cosan (CSAN3) apresentaram queda de 8,7% no fechamento do pregão da sexta-feira (7), devido ao anúncio de compra de 4,9% das ações da Vale (VALE3) e a possibilidade de ampliação da participação para 6,5%.

Para acalmar os investidores, a Cosan afirmou, em teleconferência realizada no mesmo dia, que a compra da fatia na mineradora não prejudicará a saúde financeira da companhia. “A empresa não está fazendo nenhuma loucura” disse o time.

A posição de 4,9% em ações ordinárias da Vale foi montada por meio da compra de 1,5% à vista e o restante mediante instrumentos financeiros com proteção, caso os papéis da mineradora desvalorizem no período contratado.

O que achamos?

Mesmo com a explicação do time da Cosan sobre a estrutura da compra, os valores ainda parecem ser altos.

A fatia de 4,9% das ações da Vale representa aproximadamente R$ 17,7 bilhões, dado valor de mercado da mineradora após fechamento do pregão na sexta-feira.

Leia mais:
Cosan (CSAN3) compra 4,9% da Vale (VALE3), mas diz que quer mais – ações despencam

O montante equivale a 56% do valor de mercado total da Cosan, ou seja, um desembolso de mais da metade do próprio valor da empresa é algo que assusta os investidores.

A empresa pode ver a alavancagem que era de 2,4 vezes subir para 3 vezes e aumentar o risco de insolvência, ao adicionar apenas a parcela de 4,9%. Caso incluía na totalidade os 6,5%,  a alavancagem pode ser ainda maior.

Além disso, a explicação do time da Cosan não altera o fato de a companhia ter adquirido uma fatia de uma empresa com baixa sinergia às integrantes do seu portfólio atual.

Dessa maneira, a aquisição deve trazer mais gastos e maior complexidade para os negócios da Cosan.

Como os papéis devem reagir?

Após forte queda no fechamento do pregão de sexta-feira, deve haver uma correção nos preços dos papéis, apesar de a notícia ainda ser uma dúvida para os investidores.

Os papéis da Cosan acumulam queda de 21,3% no ano.

⇨ Quer acompanhar as cotações das suas ações na B3 em TEMPO REAL? Inscreva-se no TradeMap!

*O Pré-Trade é publicado diariamente pela Agência TradeMap, sempre antes da abertura da Bolsa, e se propõe a indicar como investidores podem reagir no pregão em reação a alguma notícia ou fato novo que tenha relação com uma ação específica em sua carteira. O conteúdo se destina a fins informativos e não deve ser interpretado como nenhum tipo de recomendação de investimentos.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Fique por dentro das principais notícias do mercado. Assine a nossa TradeLetter