Após fechar em alta de 1,80% no fim da tarde de ontem (11), o Ibovespa segue subindo. O principal índice da B3 avançava 1,31% às 13h10, operando com 105.135 pontos. O movimento era puxado pelas ações da Vale (VALE3), que reagem ao aumento nos preços do minério de ferro, e de empresas do setor de varejo.
As empresas varejistas avançavam após ficar claro que o estado de São Paulo não adotará restrições ao funcionamento de lojas diante da recente disparada de casos de Covid-19. Ontem à noite, foram publicadas notícias indicando que o governo paulista adotaria restrições para conter a disseminação da doença, mas hoje o governador João Doria indicou que elas ficarão restritas, no momento, a um reforço de protocolos de prevenção em eventos musicais e esportivos.
No início da tarde, as Lojas Renner (LREN6) e Magazine Luiza (MGLU3) lideravam os ganhos, a primeira com 6,71% e a segunda com 5,96%, mas todo o segmento varejista apresentava ganhos significativos. O analista da Empiricus Matheus Spiess acrescenta que a subida no preço das ações do setor também refletia uma correção após meses de desempenho fraco dos papéis.
“Globalmente as empresas de varejo foram negociadas a preços de barganha. Aqui no Brasil, além desse fato, existem duas problemáticas, a primeira é a própria percepção de risco que o país tem. A segunda é a possibilidade de uma estagflação. As empresas do setor sofrem mais com isso, e enfrentarão mais um ano de dificuldades”, comenta.

A Via Varejo (VIIA3) também reagia ao anúncio da empresa de que adquiriu a logtech CNT, empresa especializada em soluções logísticas para operações de e-commerce e marketplace. Em relatório da XP, a analista Danniela Eiger avaliou o negócio como positivo.
Segundo ela, a operação “fortalece a construção da solução logística multiplataforma da Via, um diferencial em relação a seus principais concorrentes”.
Entre as baixas, a ação que mais caía era da Locaweb, com 2,93% negativos. Os Bancos tradicionais também anotavam quedas. Santander (SANB11) em 2,83% e o Itaú 1,59%.
Commodities ‘pesam’ mais na bolsa
Empresas ligadas ao ramo das commodities também ajudavam o Ibovespa a subir, mas a Vale (VALE3) em particular tinha a maior influência. Com um peso de 15% no índice, a mineradora subia mineradora subia 1,43%, e outras empresas do ramo avançavam ainda mais – CSN Mineração (CMIN3), por exemplo, subia 4,43%.
O avanço reflete a alta nos preços do minério de ferro. Os contratos futuros da commodity na bolsa de Dalian, na China, subiram 2,16%, a 731 ienes, e chegaram a bater a máxima de 742 ienes durante o pregão chinês. A alta nos preços ocorre depois que empresas brasileiras como a Vale, CSN Mineração e Usiminas (USIM5) anunciaram paralisação em algumas operações de extração de minério por causa das fortes chuvas em Minas Gerais.
No exterior, as bolsas operam em leve alta, ainda repercutindo os comentários de ontem de Jerome Powell, o presidente do banco central dos Estados Unidos. Ele reiterou que os juros no país devem subir, mas disse que outras medidas capazes de remover o incentivo ao crescimento da economia americana só devem ser adotadas a partir do segundo semestre.
Na Europa, o índice FTSE 100 subia 0,81% e o Dax, da Alemaha, 0,42%. O EuroStoxx 50, índice que reúne grandes empresas dos países da zona do euro, subia 0,83%. Já em Wall Street, Dow Jones subia 0,14%, S&P 500 0,32% e Nasdaq 0,36%.
Os dados de inflação nos Estados Unidos (CPI) divulgados hoje tiveram pouco efeito sobre o mercado, porque não ofereceram informações capazes de se sobrepor aos comentários de Powell. A alta de preços no país desacelerou em dezembro pelo segundo mês seguido, a 0,5%, mas em 2021 a inflação americana foi de 7%, a maior em 40 anos. Os resultados ficaram dentro do previsto por analistas.
Segundo o executivo-chefe e de finanças da Nousi Finance, Andrey Nousi, os dados do CPI foram bons, e a temporada de balanço das empresas americanas irá apontar a direção do crescimento por conta da inflação. “Para o Brasil, o simples fato de ser positivo para a bolsa americana ameniza o humor do investidor global, o que consequentemente é positivo para a bolsa brasileira”, acrescentou.