Navegue:
Além da Vale (VALE3), CSN Mineração (CMIN3) e Usiminas (USIM5) paralisam operações em MG após chuvas

Além da Vale (VALE3), CSN Mineração (CMIN3) e Usiminas (USIM5) paralisam operações em MG após chuvas

Medidas têm como objetivo preservar a segurança de trabalhadores e das comunidades

dominik vanyi Mk2ls9UBO2E unsplash

Foto: Unsplash

Por:

Compartilhe:

Por:

A CSN, a CSN Mineração e a Usiminas seguiram os passos da Vale e paralisaram operações de mineração em Minas Gerais para garantir a segurança dos trabalhadores e das comunidades em meio às fortes chuvas na região.

A CSN e a CSN Mineração suspenderam suas operações de extração e movimentação da Mina Casa de Pedra, com expectativa de retorno das atividades nos próximos dias. As companhias também informam a suspensão da operação portuária de carregamento de minério no porto de Itaguaí (RJ), devido ao alto grau de umidade do local.

A Usiminas interrompeu temporariamente as operações da Mineração Usiminas (Musa) em Itatiaiuçu. De acordo com a empresa, as atividades serão retomadas com a melhora das condições climáticas e a paralisação não deverá afetar o fornecimento de matéria-prima para a companhia.

Mais cedo, a Vale informou a paralisação dos trens que circulam pela Estrada de Ferro Vitória e Minas (EFVM) e da produção nos sistemas Sudeste e Sul, para garantir a segurança de seus empregados e comunidades, segundo a empresa.

A Vale disse, no entanto, que não há riscos em nenhuma de suas barragens, afirmando que as estruturas são monitoradas 24 horas por dia, em tempo real, por centros de monitoramento geotécnicos. A empresa também reiterou a previsão de produção de minério de ferro deste ano, apesar das paralisações.

“O Sistema Norte segue operando conforme o plano de produção, que considera o impacto sazonal do período chuvoso em todas as operações e, portanto, a Vale reitera seu guidance de produção de 320-355 milhões de toneladas para 2022.”

As notícias afetaram mais as ações das mineradoras que das siderúrgicas. Por volta das 11h50 (de Brasília), as ações da CSN Mineração tinham queda de 0,72% e as da Vale perdiam 0,51%. As siderúrgicas apresentavam desempenho positivo, com Usiminas subindo 1,98% e CSN, 3,28%. Confira abaixo o movimento das principais ações de cada setor na B3:

10012022 sid min
Fonte: TradeMap

Compartilhe: