Navegue:
Vale (VALE3) anuncia parceria para soluções verdes na siderurgia, em continuação ao plano de descarbonização

Vale (VALE3) anuncia parceria para soluções verdes na siderurgia, em continuação ao plano de descarbonização

Acordo com Nippon Steel visa estudar e explorar o uso de metálicos com menor pegada de carbono

Escritório da Vale

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

Dando continuidade ao seu plano de descarbonização, a Vale (VALE3) anunciou a assinatura de um memorando com a Nippon Steel para desenvolver soluções siderúrgicas com o foco no processo de produção de carbono neutro de aço.

Em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nesta terça-feira (26), a mineradora disse que as empresas pretendem estudar e explorar o uso de metálicos como direct reduced iron (ferro reduzido) e ferro gusa produzido pela tecnologia Tecnored, além do uso de briquetes verdes no processo de fabricação de ferro e outros produtos de menor pegada de carbono, como pelotas.

A tecnologia Tecnored permite produzir o chamado ferro gusa verde a partir da substituição de carvão metalúrgico por biomassa, reduzindo assim as emissões de carbono em até 100%, ou seja, um passo importante na contribuição para a descarbonização da siderurgia.

Leia também:
Para tentar virar o jogo, Vale anuncia investimento de descarbonização no Pará

Essa nova iniciativa contribuirá para a Vale alcançar o compromisso de redução de 15% das emissões de Escopo 3 até 2035. No caso do Escopo 1 e 2, a meta da empresa é reduzir as emissões em 33% até 2030 e alcançar a neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris.

As emissões estão classificadas de acordo com o GHG Protocol (controle de gases de efeito estufa) em Escopos 1, 2 e 3, sendo as duas primeiras obrigatórias para as empresas que aderem à medição, enquanto a última é voluntária e a mais difícil de ser monitorada.

Em outras palavras, o escopo 3 corresponde a emissões ligadas às operações da empresa, como energia elétrica, matéria-prima adquirida, viagens de negócios e deslocamento dos colaboradores, descartes de resíduos, transporte e distribuição.

Compartilhe:

Tags:

Compartilhe: