O mercado repercute nesta quinta-feira (26) a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos do primeiro trimestre e a aprovação na Câmara, na noite de ontem, do texto-base do projeto de lei complementar que limita a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustível e energia.
Se passar no Senado, o texto tende a reduzir a inflação de 2022, que é a intenção do governo. Por outro lado, irá retirar cerca de R$ 70 bilhões da arrecadação dos estados, que nos últimos 12 meses vêm respondendo por quase 80% do superávit primário brasileiro.
De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, os entes da federação, em resposta, se articulam para tentar barrar a proposta no Senado ou até mesmo no STF (Supremo Tribunal Federal).
Às 10h, o ministro da Economia, Paulo Guedes, concede uma coletiva de imprensa no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
Leia mais:
Cobertor curto: limitar ICMS de combustíveis reduz inflação, mas prejudica contas públicas
Nos Estados Unidos, será divulgada às 9h30 a segunda prévia do PIB do primeiro trimestre. Na primeira leitura do comportamento da atividade econômica nos primeiros três meses do ano, apresentada no final de abril, o país registrou um tombo de 1,4% no indicador, o primeiro recuo trimestral desde 2020.
A revisão do dado pode ajudar a determinar quais os próximos passos da política monetária do Federal Reserve daqui para a frente – ontem, a divulgação da ata da última reunião, que confirmou a tendência de manter o ritmo de alta de 0,50 ponto nas próximas reuniões, animou os mercados americanos.
Saiba mais:
Ata do Fed: dirigentes veem pelo menos mais duas altas de 0,50 ponto
Também nos EUA, às 9h30, os investidores acompanham a divulgação dos dados atualizados de pedidos de auxílio desemprego no país, que é um indicador importante para a avaliação do comportamento do mercado de trabalho na maior economia do mundo.
Bolsas internacionais
Os índices futuros americanos operam com alta discreta nesta manhã. Por volta das 8h, o Dow Jones subia 0,34%, o S&P 500 estava em alta de 0,30% e o Nasdaq ganhava 0,04%.
No mesmo horário, o EuroStoxx 500 operava em alta de 0,36%.