Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Nova regra fiscal, IPCA, Powell e payroll – veja o que importa na semana

Empresas como Azul (AZUL4), CSN (CSNA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Embraer (EMBR3) informam resultados

Foto: Shutterstock/Alf Ribeiro

Na corrida para aprovação de uma nova regra fiscal antes da próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), daqui a duas semanas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pode anunciar esta semana a regra fiscal que substituirá o novo teto de gastos, em meio a uma pressão crescente do governo e de parte do mercado por uma redução na taxa básica de juros (Selic). O dado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que sai na sexta (10), também será acompanhado com atenção. 

Lá fora, os olhos estarão voltados aos discursos que o presidente do Federal Reserve (banco central americano), Jerome Powell, fará no Congresso, durante apresentação sobre a política monetária, e aos dados do payroll de fevereiro – as falas, que acontecem terça (7) e quarta (8), e o comportamento do mercado de trabalho americano ajudarão a calibrar expectativas para os juros nos Estados Unidos.

O mercado também reage ao anúncio pelo governo da China da nova meta de crescimento para a segunda maior economia do mundo neste ano, de expansão de 5% – o objetivo veio abaixo do esperado por analistas, o que impacta os preços das commodities

A semana ainda tem uma bateria de balanços de peso e dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de janeiro, na quinta-feira, que podem confirmar o cenário de enfraquecimento da atividade econômica brasileira mostrado na semana passada pelo PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre. 

Leia também:

“Novo teto” pode ser anunciado nesta semana

Com o objetivo de permitir que o Banco Central sinalize uma redução da Selic na reunião dos dias 21 e 22, a equipe econômica acelerou a finalização da proposta de regra fiscal que substituirá a atual âncora das contas públicas, o teto de gastos. A ideia será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aprovação.

Segundo O Globo de sábado, a regra será anticíclica, ou seja, desenhada com o objetivo de permitir investimentos públicos em momentos de crise econômica e restringir gastos em períodos de aceleração da atividade. A ideia, de acordo com o jornal, é considerar o PIB per capita para cálculo da trajetória de despesas. 

Ao anunciar a reoneração parcial de combustíveis, na semana passada, o ministro afirmou que o governo “está fazendo a sua parte” para que os juros possam cair, colocando mais pressão sobre o BC. Além de Lula, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, também pressionou por uma sinalização do BC para a redução da taxa básica, atualmente em 13,75% ao ano. 

Balanços

A temporada de balanços do quarto trimestre de 2022 terá uma semana de resultados de peso, com a expectativa principalmente em torno da divulgação dos números de companhias aéreas e varejistas.

Ao todo, 15 empresas vão soltar os números do período, com destaque para Azul (AZUL4), Raia Drogasil (RADL3), Gol (GOLL4), 3R Petroleum (RRRP3), CSN (CSNA3), CSN Mineração (CMIN3), Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3), Embraer (EMBR3), dentre outras.

Veja abaixo o cronograma de divulgações:

Calendário de balanços da semana

Powell e payroll

Na agenda internacional, a semana será dominada pelas falas do presidente do Fed ao Congresso americano, que acontecem na terça e na quarta-feira. Os investidores esperam que Powell ajude a esclarecer como vê o cenário para inflação, atividade econômica e, principalmente, o patamar final dos juros americanos – atualmente o mercado precifica uma taxa máxima de 5,5% no final de 2023. 

Os dados de criação de vagas no mercado de trabalho americano, que serão informados no final da semana, também ajudarão a determinar as expectativas, assim como o Livro Bege, relatório qualitativo sobre a economia americana que será publicado na quarta-feira às 16h.

Confira também:

Os índices futuros americanos operam quase estáveis na manhã desta segunda-feira (6): por volta das 8h30, o Dow Jones operava em leve queda de 0,01%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq subiam 0,06% e 0,21%, respectivamente. No mesmo horário, o índice europeu EuroStoxx 50 operava em alta de 0,38%.  

Veja abaixo a agenda completa:

Segunda-feira

Às 8h25, o Banco Central publica o Boletim Focus, com as projeções de analistas para inflação, Selic, PIB e câmbio.

Às 10h, a Anfavea (associação de montadoras) informa a produção, emplacamentos e exportações de veículos em fevereiro.

Terça-feira

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, é sabatinado pelo Congresso e discursa a partir das 13h.

Quarta-feira 

Às 7h, a Eurostat informa o PIB (Produto Interno Bruto) da Zona do Euro no quarto trimestre de 2022.

Às 10h15, os Estados Unidos publicam o relatório ADP, com dados do emprego no setor privado em fevereiro.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, faz discurso às 12h.

Quinta-feira

O Ministério do Trabalho publica os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de janeiro.

Sexta-feira

Às 9h, o IBGE publica o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro.

Às 10h30, a secretaria de estatísticas trabalhistas americana (BLS) informa o payroll de fevereiro, com a criação de vagas nos Estados Unidos. 

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.