Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Mercado global opera em alta após sinalizações do BC da China

No Brasil, mercado ficará de olho na divulgação do Boletim Focus nesta segunda-feira

Foto: Unsplash

As bolsas globais sinalizam dia positivo nesta segunda-feira, 22, com os investidores à espera de indicadores econômicos em semana de feriado nos Estados Unidos.

Na Ásia, os mercados fecharam em alta, animados com a política mais flexível do Banco do Povo da China (PBoC), que divulgou relatório na última sexta-feira, 19, mostrando uma política de afrouxamento monetário e de liberação de crédito para ajudar no crescimento econômico do país.

Nesta segunda, a China manteve suas taxas de empréstimo referenciais para empresas e famílias pelo 19º mês seguido, em linha com as expectativas do mercado.

As bolsas europeias e os futuros americanos seguem o mesmo caminho e abriram no campo positivo, com o mercado atento à intensa agenda econômica, mesmo que a semana seja mais curta nos EUA por conta do feriado de Ações de Graças a partir da quinta-feira, 25. Na quarta, o Fomc (o Comitê de Política Monetária do Federal Reserve, banco central americano) divulgará a ata da última reunião da autarquia. Além disso, o dia também reserva a publicação da segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB), dos dados atualizados de pedidos de auxílio-desemprego e dos números sobre gastos dos americanos.

Os investidores também devem acompanhar a nomeação do próximo presidente do Fed. Os principais nomes são do atual presidente da instituição, Jerome Powell, e de Lael Brainard, que já foi subsecretária do Tesouro do país.

Outro ponto de atenção refere-se ao número de casos de Covid-19 na Europa, atingindo países como a Áustria e a Alemanha, com o risco de retorno às restrições de mobilidade, especialmente para a população não vacinada.

Em relação às commodities, o preço do barril do petróleo tem leve alta e o minério de ferro também sobe, acompanhando o bom humor do mercado chinês, com a ajuda do governo em manter suas taxas de empréstimos para impulsionar a encomia.

No Brasil, o mercado ficará de olho na divulgação do Boletim Focus, do Banco Central, com as projeções semanais para câmbio, inflação, juros e PIB. Além disso, as atenções dos investidores também se voltarão ao desenrolar sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios. A votação na CCJ do Senado está prevista para quarta-feira, porém o texto que será submetido à Comissão continua indefinido.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.