Navegue:
Mercado global opera em alta após sinalizações do BC da China

Mercado global opera em alta após sinalizações do BC da China

No Brasil, mercado ficará de olho na divulgação do Boletim Focus nesta segunda-feira

Unsplash

Foto: Unsplash

Por:

Compartilhe:

Por:

As bolsas globais sinalizam dia positivo nesta segunda-feira, 22, com os investidores à espera de indicadores econômicos em semana de feriado nos Estados Unidos.

Na Ásia, os mercados fecharam em alta, animados com a política mais flexível do Banco do Povo da China (PBoC), que divulgou relatório na última sexta-feira, 19, mostrando uma política de afrouxamento monetário e de liberação de crédito para ajudar no crescimento econômico do país.

Nesta segunda, a China manteve suas taxas de empréstimo referenciais para empresas e famílias pelo 19º mês seguido, em linha com as expectativas do mercado.

As bolsas europeias e os futuros americanos seguem o mesmo caminho e abriram no campo positivo, com o mercado atento à intensa agenda econômica, mesmo que a semana seja mais curta nos EUA por conta do feriado de Ações de Graças a partir da quinta-feira, 25. Na quarta, o Fomc (o Comitê de Política Monetária do Federal Reserve, banco central americano) divulgará a ata da última reunião da autarquia. Além disso, o dia também reserva a publicação da segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB), dos dados atualizados de pedidos de auxílio-desemprego e dos números sobre gastos dos americanos.

Os investidores também devem acompanhar a nomeação do próximo presidente do Fed. Os principais nomes são do atual presidente da instituição, Jerome Powell, e de Lael Brainard, que já foi subsecretária do Tesouro do país.

Outro ponto de atenção refere-se ao número de casos de Covid-19 na Europa, atingindo países como a Áustria e a Alemanha, com o risco de retorno às restrições de mobilidade, especialmente para a população não vacinada.

Em relação às commodities, o preço do barril do petróleo tem leve alta e o minério de ferro também sobe, acompanhando o bom humor do mercado chinês, com a ajuda do governo em manter suas taxas de empréstimos para impulsionar a encomia.

No Brasil, o mercado ficará de olho na divulgação do Boletim Focus, do Banco Central, com as projeções semanais para câmbio, inflação, juros e PIB. Além disso, as atenções dos investidores também se voltarão ao desenrolar sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios. A votação na CCJ do Senado está prevista para quarta-feira, porém o texto que será submetido à Comissão continua indefinido.

Compartilhe:

Compartilhe: