Após mostrar alívio com o anúncio de medidas de redução do rombo das contas públicas neste ano, o mercado irá digerir nesta quarta-feira (18) uma notícia difícil: o governo vai propor mudanças na Lei das Estatais, que blinda as empresas públicas de ingerência política ao, entre outros pontos, determinar uma série de regras para a nomeação dos seus dirigentes.
Os investidores ainda acompanham as discussões sobre o salário mínimo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, às 11h, de encontro realizado pelo Ministério do Trabalho sobre o tema – a pasta defende um valor de R$ 1.342 ou de pelo menos R$ 1.320, como está previsto no Orçamento, enquanto que a equipe econômica é contra.
De acordo com reportagem do Valor, a Casa Civil, com apoio da AGU (Advocacia-Geral da União), prepara um substitutivo flexibilizando a Lei das Estatais, de forma a abrir espaço para aliados e parlamentares que não conseguiram se eleger em 2022 em cargos no conselho de administração de estatais federais e estaduais.
A ideia é que um senador aliado apresente a proposta em substituição ao texto que foi aprovado na Câmara no ano passado e que parou no Senado após a repercussão negativa do mercado.
Leia mais:
Agenda externa carregada
Lá fora, o mercado repercute uma série de indicadores importantes, como o dado de inflação na zona do Euro, a inflação ao produtor nos EUA e a divulgação, às 16h, do Livro Bege, compilado de informações sobre a economia americana divulgado pelo Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos).
Nesta manhã, a Eurostat (escritório de estatísticas da zona do Euro) informou que o CPI (índice de preços ao consumidor) do bloco comercial subiu 9,2% na comparação anual, em linha com o esperado.
Às 10h30, a secretaria de estatísticas trabalhistas americana (BLS) informa o PPI (índice de preços ao produtor) de dezembro, enquanto que os investidores calibram suas apostas para os próximos encontros de política monetária do Fed.
O mercado também estará de olho em dados de vendas no varejo e produção industrial nos EUA.
Saiba mais:
Por volta das 8h20, os índices futuros americanos operavam em leve alta: Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançavam, respectivamente, 0,04%, 0,12% e 0,10%. O índice europeu EuroStoxx 50 subia 0,16%.